Minha foto
Aracaju, Sergipe, Brazil
Sou uma terapeuta ericksoniana; trabalho com Psicoterapia Breve, utilizando, sob medida para cada pessoa, técnicas de Hipnose e Arteterapia. Sou também doula: acompanho gestantes durante o pré-natal, parto e pós-parto. Qualquer dúvida e interesse, entre em contato! Terei o maior prazer em poder ajudar. :)

terça-feira, 14 de julho de 2009

Em breve, numa sala próxima de você!

Encomendando meus cartões de visita recentemente, disse ao senhor responsável para escrever: psicoterapia breve. Gentilmente, este sugeriu algo como “na área de vocês, se é algo que terá em breve, é melhor não colocar em cartão, mas em um folder”. Ri muito e expliquei ao gentil vendedor que psicoterapia breve era um modelo de terapia de curta duração. 

É difícil dizer exatamente quanto durará um processo terapêutico – mesmo sendo breve, porque cada pessoa tem seu próprio ritmo – mas as diversas abordagens em geral costumam demorar um bom tempo. A psicoterapia ericksoniana é naturalmente breve: o cliente chega com algum ou alguns objetivos e a terapia se encerra quando os mesmos são atingidos (a não ser que surjam outros após isso). Nós, ericksonianos, achamos que a terapia não é uma solução; a solução é conseguir, o mais rápido possível, que os clientes saiam da terapia lidando saudavelmente com os diversos aspectos de suas vidas. 

E mesmo focada em algum ponto a terapia pode abranger várias áreas da vida da pessoa, assim como quando, num jogo de sinuca, uma tacada bem direcionada acerta uma bola que acerta outras, provocando o deslocamento de várias bolas que não foram tocadas diretamente pelo taco. 

Assim, se algum cliente chegar querendo saber logo em quanto tempo sairá da terapia, certamente eu posso dizer: em breve! :)  

Camila Sousa de Almeida

3 comentários:

  1. agora so falta dar o endereço do consultorio!
    o textinho ficou um brinco! ericksonianamente embrulhado para presente :)

    ovelhalunatica

    ResponderExcluir
  2. Embrulhado para presente e Incrivelmente sugestivo! muito bem elaborado ! Parabéns Camila! =]

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails