Minha foto
Aracaju, Sergipe, Brazil
Sou uma terapeuta ericksoniana; trabalho com Psicoterapia Breve, utilizando, sob medida para cada pessoa, técnicas de Hipnose e Arteterapia. Sou também doula: acompanho gestantes durante o pré-natal, parto e pós-parto. Qualquer dúvida e interesse, entre em contato! Terei o maior prazer em poder ajudar. :)

quarta-feira, 17 de março de 2010

Perseverantemente!

O pessimista vê dificuldade em cada oportunidade; o otimista vê oportunidade em cada dificuldade.

Winston Churchill

Vai desistir?

View more presentations from Camila.

domingo, 14 de março de 2010

Além da terapia

Na evolução da história da Psicologia o papel do psicólogo ultrapassou os limites dos laboratórios, consultórios, e demais locais de trabalho, passando a exercer também uma função política dentro da sociedade. Hoje, em todo o Brasil, podemos observar a atuação da classe, principalmente através do Conselho Federal de Psicologia, engajada nos diversos movimentos sociais, na luta por uma sociedade mais justa.

De uma forma objetiva e ampla, a Declaração Universal dos Direitos Humanos já compreende tudo que seria necessário para alcançar a tal justiça social, pois determina que “todo o homem tem capacidade para gozar os direitos e as liberdades estabelecidos nesta Declaração sem distinção de qualquer espécie, seja de raça, cor, sexo, língua, religião, opinião política ou de outra natureza, origem nacional ou social, riqueza, nascimento, ou qualquer outra condição”.

Em busca da efetivação de tais princípios muitos recursos podem ser utilizados; e no âmbito da Psicologia, o CFP (Conselho Federal de Psicologia) estabelece resoluções para orientar a atuação dos profissionais da área em relação a determinado assunto.

Diante da atual discussão sobre homofobia, disponibilizo aqui a RESOLUÇÃO CFP N° 001/99, para conhecimento de todos:

RESOLUÇÃO CFP N° 001/99

DE 22 DE MARÇO DE 1999

"Estabelece normas de atuação

para os psicólogos em relação à

questão da Orientação Sexual"

O CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA, no uso de suas atribuições legais e regimentais,

CONSIDERANDO que o psicólogo é um profissional da saúde;

CONSIDERANDO que na prática profissional, independentemente da área em que esteja atuando, o psicólogo é freqüentemente interpelado por questões ligadas à sexualidade.

CONSIDERANDO que a forma como cada um vive sua sexualidade faz parte da identidade do sujeito, a qual deve ser compreendida na sua totalidade;

CONSIDERANDO que a homossexualidade não constitui doença, nem distúrbio e nem perversão;

CONSIDERANDO que há, na sociedade, uma inquietação em torno de práticas sexuais desviantes da norma estabelecida sócio-culturalmente;

CONSIDERANDO que a Psicologia pode e deve contribuir com seu conhecimento para o esclarecimento sobre as questões da sexualidade, permitindo a superação de preconceitos e discriminações;

RESOLVE:

Art. 1° - Os psicólogos atuarão segundo os princípios éticos da profissão notadamente aqueles que disciplinam a não discriminação e a promoção e bem-estar das pessoas e da humanidade.

Art. 2° - Os psicólogos deverão contribuir, com seu conhecimento, para uma reflexão sobre o preconceito e o desaparecimento de discriminações e estigmatizações contra aqueles que apresentam comportamentos ou práticas homoeróticas.

Art. 3° - os psicólogos não exercerão qualquer ação que favoreça a patologização de comportamentos ou práticas homoeróticas, nem adotarão ação coercitiva tendente a orientar homossexuais para tratamentos não solicitados.

Parágrafo único - Os psicólogos não colaborarão com eventos e serviços que proponham tratamento e cura das homossexualidades.

Art. 4° - Os psicólogos não se pronunciarão, nem participarão de pronunciamentos públicos, nos meios de comunicação de massa, de modo a reforçar os preconceitos sociais existentes em relação aos homossexuais como portadores de qualquer desordem psíquica.

Art. 5° - Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação.

Art. 6° - Revogam-se todas as disposições em contrário.

Brasília, 22 de março de 1999.

ANA MERCÊS BAHIA BOCK

Conselheira Presidente



segunda-feira, 8 de março de 2010

Simples assim!

Do It

Tá cansada, senta
Se acredita, tenta
Se tá frio, esquenta
Se tá fora, entra
Se pediu, agüenta
Se pediu, agüenta...

Se sujou, cai fora
Se dá pé, namora
Tá doendo, chora
Tá caindo, escora
Não tá bom, melhora
Não tá bom, melhora...

Se aperta, grite
Se tá chato, agite
Se não tem, credite
Se foi falta, apite
Se não é, imite...

Se é do mato, amanse
Trabalhou, descanse
Se tem festa, dance
Se tá longe, alcance
Use sua chance
Use sua chance...

Se tá puto, quebre
Ta feliz, requebre
Se venceu, celebre
Se tá velho, alquebre
Corra atrás da lebre
Corra atrás da lebre...

Se perdeu, procure
Se é seu, segure
Se tá mal, se cure
Se é verdade, jure
Quer saber, apure
Quer saber, apure...

Se sobrou, congele
Se não vai, cancele
Se é inocente, apele
Escravo, se rebele
Nunca se atropele...

Se escreveu, remeta
Engrossou, se meta
E quer dever, prometa
Prá moldar, derreta
Não se submeta
Não se submeta...

Composição: Lenine/Ivan Santos

Imagem retirada da capa do livro "Ação: Nada Acontece Até que Algo se Mova" de Robert Ringer, Editora Best Seller - 2007.

segunda-feira, 1 de março de 2010

Curso de Formação em Hipnose e Psicoterapia Breve em Aracaju-SE

Hoje em dia o mercado de trabalho exige cada vez mais agilidade e competência, por isso estudar é uma necessidade contínua. No âmbito da saúde, este contexto privilegia terapias que rapidamente surtam efeito e de forma realmente eficaz. Para psicoterapeutas, a Psicoterapia Breve é uma carta na manga que atrairá as (muitas) pessoas que estão por aí precisando de uma ajuda especializada e não podem (e não querem) esperar muito para superar suas dificuldades.

Para tanto, uma das ferramentas mais poderosas para atingir os objetivos terapêuticos é a Hipnose. Atuando como auxiliar no trabalho do psicólogo, do médico, do odontólogo, a hipnose ericksoniana permite que o trabalho seja realizado de uma forma mais ágil, profundamente eficaz e mais confortável ao cliente/paciente.

Se você é estudante ou profissional de Psicologia, Medicina ou Odontologia, matricule-se no Curso de Formação em Hipnose e Psicoterapia Breve, que está abrindo uma nova turma em Aracaju-SE. As aulas terão início no dia 10 de abril de 2010.

Maiores informações: Camila Sousa (79) 9145-4123 e Anne Patrícia (79) 9943-6822

Related Posts with Thumbnails