Minha foto
Aracaju, Sergipe, Brazil
Sou uma terapeuta ericksoniana; trabalho com Psicoterapia Breve, utilizando, sob medida para cada pessoa, técnicas de Hipnose e Arteterapia. Sou também doula: acompanho gestantes durante o pré-natal, parto e pós-parto. Qualquer dúvida e interesse, entre em contato! Terei o maior prazer em poder ajudar. :)

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Você já observou como respira?


Muitos de nós não costumamos respirar de uma forma adequada. Quando nascemos, respiramos naturalmente e aos poucos vamos nos acostumando a ter uma respiração curta e rasa. Desfrutá-la longa e profundamente nos possibilita energizar e alimentar melhor o nosso corpo. Respirando corretamente, você massageia todos os seus órgãos internos, melhora sua circulação sanguínea e todas as suas funções vitais. Isso ajuda a equilibrar-se emocionalmente, ter mais disposição e concentração. Você pode aprender novamente a respirar, observando um bebê....


Uma entre tantas técnicas de respiração é respirar contando até quatro. É um trabalho com resultados excelentes. Você começa a encher os seus pulmões numa contagem bastante lenta até quatro, expandindo a sua caixa torácica com o objetivo de encher plenamente os seus pulmões, inclusive a parte superior que raramente se expande. Quando chegar ao quatro, quando você sentir que não pode mais tomar nem mais um pouquinho de ar, tome ainda mais uma rápida inspirada, segure o ar na contagem de quatro e exale também na contagem de quatro. Quando você sentir que já retirou todo o ar dos pulmões, dê mais uma espremida para sair um pouco mais de ar.
Você logo perceberá o quanto isso poderá fazer por você. Às vezes, quando você começar a praticar mais intensamente a sua respiração, poderá se sentir um pouco tonto, talvez, mas saiba que isto é um efeito normal.

Você pode controlar sua respiração enquanto caminha, corre, ou dirige, toma banho, em pé, sentado, ou deitado... E depois, quando perceber que já respira tranquilamente e automaticamente nesta contagem de quatro, pode ir aumentando gradativamente a contagem para seis, depois oito... Você saberá o seu limite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails