Minha foto
Aracaju, Sergipe, Brazil
Sou uma terapeuta ericksoniana; trabalho com Psicoterapia Breve, utilizando, sob medida para cada pessoa, técnicas de Hipnose e Arteterapia. Sou também doula: acompanho gestantes durante o pré-natal, parto e pós-parto. Qualquer dúvida e interesse, entre em contato! Terei o maior prazer em poder ajudar. :)

terça-feira, 20 de abril de 2010

Sabedoria Jungiana


A filosofia ericksoniana, por respeitar a individualidade de cada um, é livre por natureza. Quem compartilha de nossa idéias pode reconhecer a verdade, a beleza, a capacidade e o potencial dos outros; sejam esses outros nossos clientes, nossos colegas - também de outras abordagens.

Todo sábio é capaz de reconhecer a sabedoria alheia, por isso todo grande mestre declara isso. Jung é um deles. Por isso compartilho aqui algumas pérolas dessa minha outra paixão:


"O sapato que se ajusta a um homem aperta o outro; não há nada para a vida que funcione em todos os casos."


"Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas ao tocar uma alma humana seja apenas outra alma humana."


"
Sua visão se tornará clara somente quando você olhar em seu coração. Quem olha para fora, sonha. Quem olha para dentro, acorda."
Carl Gustav Jung

Jung é ou não é ericksoniano?! :)

Camila Sousa de Almeida

8 comentários:

  1. adoreeeeei! preciso conhecer mais Jung!

    "Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas ao tocar uma alma humana seja apenas outra alma humana."

    essa eh p ler tds as semanas!
    bju

    ResponderExcluir
  2. Adoro, essa frase camila "quem olha para dentro acorda" também adoro Jung
    bjos
    Ana (terapiaesaude)

    ResponderExcluir
  3. Jung, Rogers, Perls e também Freud compartilhavam algo em comum. Eles viam as pessoas sem teorias,estas surgiram depois, quando a arrogância e a vaidade já tomaram conta deles, mas no início era sempre um novo humano, um novo encontro, uma jornada para desbravar os mistérios humanos,a busca da solução dos problmas!
    Mas o tempo passa, os livros se solidificam, as pessoas imitam e o estrelato bate à porta junto com a pretensão de ser mais, assim as crianças que vilumbravam o mundo novo e cheio de possibilidades passam a nortear e ensinar, uma pedagogia da repetição.
    Ericksonianos são todos que possuem a alma aberta para esse encontro, aqueles que ensinam (e praticam) a individualidade de cada encontro sem teorias homogeneizadoras. Mas essa fase durou pouco nos nossos teóricos, eles preferiram a "segurança" do mapa à incerteza (e beleza) de construir um caminho. Jung foi um mestre, mas ainda assim criou um método a ser seguido. Diria que foi um Ericksoniano em espírito, mas não em ações.
    Abraço

    ResponderExcluir
  4. Não estudei Jung profundamente ainda, mas mesmo assim me permito dizer que suas idéias são válidas (também). No tempo de vida e carreira que uma pessoa tem, ela desenvolve o que consegue desenvolver naquele período... se nesse tempo descobriu algo que funcionava, porque mudaria? Ericksonianamente costumamos pensar que se algo não está dando certo, tente outra coisa! Mas se está, continue... Se em seu contexto, época e período de desenvolvimento ele teve êxito, tem (até hoje) muito a ensinar mesmo. Trabalhar sem teorias pré-determinadas também é um método que seguimos... ou não é?! Erickson criou métodos que foram - quer ele quisesse ou não - seguidos. Irônico, não?! :P

    Abraço Alan! :)

    ResponderExcluir
  5. concordo com camila...e tb com alan! srsr
    (km será q eu estou seguindo?).

    Não é a toa que os metodos são seguidos, vejam bem...qndo entramos numa sala desconhecida ao abrirmos a porta alguem nos aconselha: acenda a luz, pois voce pode esbarrar naquilo q n vê. Com certeza esse é um método q deve ser seguido e que funcionará para muitos. Entretanto se um cego abre a mesma porta do q adiantará acender a luz? é ai q concordo com Alan, o erro de seguir um método pode consistir justamente em se prender a ele.

    Diria q n há erro em criar ou seguir um método e sim em perder a flexibilidade e possibilidade de multiplas "verdades" diante da complexidade do ser humano.

    ...oooooou não! rsrsr
    abraços!

    ResponderExcluir
  6. Isso mesmo, Thiago!

    "Diria q n há erro em criar ou seguir um método e sim em perder a flexibilidade e possibilidade de multiplas "verdades" diante da complexidade do ser humano" disse tudo!!!

    ;)

    ResponderExcluir
  7. Atualmente estou conhecendo um pouco mais de Jung, antes pensava que era só mais um teórico, mas o cara é místico, nada ortodoxo

    ResponderExcluir
  8. Só mais um?! Jamais! Ele é unicamente fantástico!

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails