Minha foto
Aracaju, Sergipe, Brazil
Sou uma terapeuta ericksoniana; trabalho com Psicoterapia Breve, utilizando, sob medida para cada pessoa, técnicas de Hipnose e Arteterapia. Sou também doula: acompanho gestantes durante o pré-natal, parto e pós-parto. Qualquer dúvida e interesse, entre em contato! Terei o maior prazer em poder ajudar. :)

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Prescrição terapêutica: ouvir música

Pacientes com dor ou depressão podem ter tipos específicos de música como prescrição para ajudar a aliviar seus sintomas, de acordo com o resultado de uma nova pesquisa.

Cientistas na Glasgow Caledonian University estão usando engenharia de áudio e psicologia para ver como a música pode transferir emoção e regular o humor.

Os pesquisadores esperam descobrir como terapia musical pode se adaptada a pacientes individuais para ajudar a enfrentar situações como os transtornos depressivos.

Eles irão analisar a extensão melódica, letras, ritmo e afinação em diferentes composições.

Dr. Don Knox, um engenheiro de áudio e líder do projeto, disse: "O impacto de um trecho musical em uma pessoa vai muito além de pensar que pensar que um ritmo rápido pode levantar o humor ou que um lento pode derrubá-lo"

Ele acrescentou: "A música expressa emoções como resultado de muitos fatores. Estes incluem o tom, a estrutura e outras características técnias de uma peça. As letras podem ter um grande impacto também"

"Mas isto pode ser por fatores puramente subjetivos: onde ou quando você ouviu pela primeira vez, se você associa com eventos tristes ou felizes, e assim por diante. Nosso projeto é o primeiro passo em relação a todas essas considerações - e a forma como elas interagem umas com as outras."

A equipe já realizou uma análise detalhada do áudio de gravações digitais de músicas identificadas por expressarem uma gama de emoções por um grupo de voluntários.

Eles esperam desenvolver um modelo matemático que explique a capacidade da música para comunicar emoções diferentes, e desenvolver um programa de computador que possa identificar a melhor música para ajudar os pacientes.

Dr. Knox acrescentou: "ao tornar possível pesquisar por músicas e organizar coleções de acordo com seus conteúdos emocionais, tais tipos de programas podem mudar fundamentalmente o modo como interagimos com a música."

"Algumas lojas online de música já etiquetam as músicas de acordo com se uma obra é 'feliz' ou 'triste'. Nosso projeto é de refinação dessa abordagem e para dar uma base científica sólida, desbloqueando todo tipo de possibilidade e oportunidades como resultado."

Mais de um em cada sete pessoas sofre um surto de depressão grave em algum momento de suas vidas, de acordo com o National Health Service (NHS).

O projeto de três anos, suportado com fundos do Engineering and Physical Sciences Research Council, e está com conclusão prevista ainda para este ano.

10 músicas que um médico poderia prescrever …
Sexual Healing, Marvin Gaye
Comfortably Numb, Pink Floyd
Last Night a DJ Saved My Life, Indeep
Cold Turkey, John Lennon
Healing Hands, Elton John
Wonderful Life, Black
More Than A Feeling, Boston
Alright, Supergrass
What a Wonderful World, Louis Armstrong
I Will Survive, Gloria Gaynor

Referência:
Telegraph.uk

Fonte: http://bit.ly/dqmP7k

2 comentários:

  1. Muito interessante...
    É muito bom ver que não sou o único que pensa assim...
    Desde muito jovem as músicas fazem parte do meu viver e, talvez por isso, entenda tão bem meus alunos e seus celulares e MPs???.
    Música é sentimento em movimento...
    Beijo no coração...
    Luttiano...

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails