Minha foto
Aracaju, Sergipe, Brazil
Sou uma terapeuta ericksoniana; trabalho com Psicoterapia Breve, utilizando, sob medida para cada pessoa, técnicas de Hipnose e Arteterapia. Sou também doula: acompanho gestantes durante o pré-natal, parto e pós-parto. Qualquer dúvida e interesse, entre em contato! Terei o maior prazer em poder ajudar. :)

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Lei de Lavoisier: "Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma"

Uma vez me perguntaram se a hipnose era capaz de apagar memórias, por exemplo, esquecer alguém por quem estamos apaixonados e que infelizmente não vale a pena. 

Bem, a memória é a capacidade que temos de adquirir, armazenar e recuperar informações. Tudo que experimentamos e vivemos fica gravado em nós, mas não conseguimos nos lembrar de tudo! A memória funciona focalizando coisas específicas e nem mesmo somos capazes de perceber, conscientemente, tudo o que estamos gravando em nossa memória agora, neste momento. 

Enquanto uma parte de nós percebe conscientemente aquilo que está sendo focalizado, outra parte de nós inconscientemente absorve o contexto. Quando lembramos de algo, não o fazemos com exatidão e fidelidade, pois as memórias são guardadas da mesma forma pela qual foram percebidas e isso abre um vasto leque de interpretações para um mesmo fato. 

Assim, como na famosa frase de Chico Xavier: “Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim.”, não podemos apagar da mente algo que já aconteceu e que foi armazenado, mas podemos sim modificar a forma de olhar. 

A hipnose pode servir como lentes novas que lhe permitem enxergar diferente uma mesma paisagem, ou quem sabe até um óculos daqueles para ver o filme em 3D, dando a você a oportunidade de ver por outros ângulos...Ela é um meio eficaz para re-significar lembranças antes dolorosas e transformá-las em aprendizado e força para prosseguir a vida saudavelmente... 

Camila Sousa de Almeida

4 comentários:

  1. eu concordo!
    mas usando um ponto de vista diferente!
    ...ooooooou não!

    kkkk

    ...nasa aki vou eu!
    ;)

    ResponderExcluir
  2. Você está ficando com sono...
    suas pálpebras estão pesadas...
    quando eu disser "ostrogobinos", você...

    ResponderExcluir
  3. Camila,

    parabéns pelo blog!



    Que bom que você gostou do meu poema Mude (21/01/2010).

    Atribuição de autoria erradamente a Clarice LIspector é bastante comum na internet. Compreendo. Mas o autor sou eu. Livro MUDE publicado pela Pandabooks, com prefácio de Antonio Abujamra, pode ser encontrado em quase todas as grandes livrarias.

    Detalhes no meu blog Mude.blogspot.com

    Abraços,

    ResponderExcluir
  4. Pra variar, adorei! Vc escreve mt bem, conseguindo passar com clareza o que é tão dificil de entender! parabénS!

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails