Minha foto
Aracaju, Sergipe, Brazil
Sou uma terapeuta ericksoniana; trabalho com Psicoterapia Breve, utilizando, sob medida para cada pessoa, técnicas de Hipnose e Arteterapia. Sou também doula: acompanho gestantes durante o pré-natal, parto e pós-parto. Qualquer dúvida e interesse, entre em contato! Terei o maior prazer em poder ajudar. :)

Milton Erickson

 Caricatura de Erickson, por Kel Cintra

Biografia de Milton H. Erickson

 

Milton Hyland Erickson nasceu no estado de Nevada - EUA, em 15 de Dezembro de 1901 e faleceu em 1980 em Phoenix - Arizona. Vinha de uma família de fazendeiros e foi criado em ambiente rural até sua adolescência. O primeiro fato marcante da vida de Erickson que o acompanhou durante vários anos, foi a questão referente as suas inúmeras dificuldades físicas e de saúde. Erickson contraiu poliomielite aos 17 anos, ficando totalmente incapacitado de fazer qualquer coisa a não ser falar e mover os olhos durante alguns anos. As dificuldades e dores físicas estiveram presentes durante sua vida, intercalando episódios de melhora e crises recorrentes de pólio, fazendo com que aos poucos houvesse uma degeneração progressiva de seus músculos e múltiplas deficiências.

A história de Erickson e a sua visão inovadora de Psicoterapia é em última análise, a história da superação de suas inúmeras dores e problemas de saúde. Erickson se interessou inicialmente pelo uso da hipnose no controle e manejo de dor crônica, vindo a desenvolver durante toda sua vida inúmeras técnicas para seu tratamento. Como ele mesmo coloca, segundo Zeig (1995, p.20) a pólio foi o melhor professor que já tivera quanto ao comportamento humano e seu potencial. Ensinou a ele a força da motivação, mínimas mudanças comportamentais e um extremo senso de percepção e observação.

Erickson realizou sua formação acadêmica recebendo o título de Bacharel e Mestrado em Psicologia, além do título de M.D. da Universidade de Medicina de Wisconsin em 1929. Durante a maior parte da sua época, anos 20 aos 70, no que se refere a Psicologia o modelo dominante deste período era a Psicanálise, sendo logicamente previsível que Erickson fosse influenciado por esta visão. Erickson utilizou alguns conceitos descritos e analisados por Freud em termos de inconsciente, vindo mais tarde se distanciar do seu uso tradicional, reformulando alguns conceitos e encontrando seu próprio modelo e método de realizar psicoterapia.

Erickson se mostrou interessado pelo uso da hipnose no ambiente clínico desde muito jovem, nos primeiros anos em que cursava a Universidade de Wisconsin estimulado por uma demonstração do psicólogo behaviorista Clark Hull. Estudou profundamente a hipnose tanto clínica como experimentalmente durante toda a sua vida, propondo uma nova forma de se entender e compreender a hipnose e seus fenômenos, distanciando-se radicalmente do uso tradicional e dos mitos conforme conhecido pela hipnose da época de experimentação científica de Freud, Wolpe, Fritz Perls e Eric Berne.

Entre suas realizações profissionais foi presidente fundador da ASCH- American Society of Clinical Hypnosis, diretor fundador da Education and Research Foundation of the American Society of Clinical Hypnosis e diretor fundador do American Journal of Clinical Hypnosis. Erickson foi professor associado de psiquiatria na Wayne State University College of Medicine. Foi membro da American Psychological Association e membro da American Psychiatric Association. Autor de mais de 140 artigos didáticos publicados nos Collected Papers vol. I a IV, co-autor de inúmeros livros, sendo também tema de outros livros, tanto publicados quanto em andamento.

Erickson hoje é considerado a figura mais criativa da terapia breve e estratégica, inovando na busca da terapia voltada para a solução. (Zeig, 1985, p.36). Tornou-se conhecido como o pai das abordagens estratégicas breves para psicoterapia. Durante sua vida, Erickson acrescentou uma quantidade enorme de novos casos e métodos à literatura da psicoterapia estratégica breve.

Related Posts with Thumbnails