Minha foto
Aracaju, Sergipe, Brazil
Sou uma terapeuta ericksoniana; trabalho com Psicoterapia Breve, utilizando, sob medida para cada pessoa, técnicas de Hipnose e Arteterapia. Sou também doula: acompanho gestantes durante o pré-natal, parto e pós-parto. Qualquer dúvida e interesse, entre em contato! Terei o maior prazer em poder ajudar. :)

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Para refletir



"O pessimista se queixa do vento;
O otimista espera que ele mude;
O realista ajusta as velas do barco."

William George Ward

terça-feira, 27 de outubro de 2009

A fé não move só montanhas...

Anchored from lindsey olivares on Vimeo.

A Lei

Era uma vez um pintor que tinha um aquário com um peixe vermelho. Vivia o peixe tranquilamente acompanhado pela sua cor vermelha até que principiou a tornar-se negro a partir de dentro, um nó preto atrás da cor encarnada. O nó desenvolvia-se alastrando e tomando conta de todo o peixe. Por fora do aquário o pintor assistia surpreendido ao aparecimento do novo peixe.
O problema do artista era que, obrigado a interromper o quadro onde estava a chegar o vermelho do peixe, não sabia que fazer da cor preta que ele agora lhe ensinava. Os elementos do problema constituíam-se na observação dos fatos e punham-se por esta ordem: peixe, vermelho, pintor — sendo o vermelho o nexo entre o peixe e o quadro através do pintor. O preto formava a insídia do real e abria um abismo na primitiva fidelidade do pintor.
Ao meditar sobre as razões da mudança exatamente quando assentava na sua fidelidade, o pintor supôs que o peixe, efetuando um número de mágica, mostrava que existia apenas uma lei abrangendo tanto o mundo das coisas como o da imaginação. Era a lei da metamorfose. Compreendida esta espécie de fidelidade, o artista pintou um peixe amarelo.

Teoria das Cores, Herberto Helder.

Como você quer viver daqui a 10 anos?


Mais informações: http://www.xixinobanho.org.br/

sábado, 17 de outubro de 2009

Você trabalha com hipnose, é? Você usa pêndulo?

O pêndulo é um instrumento da hipnose clássica; sua utilização não é indispensável para hipnotizar. O instrumento principal de trabalho do terapeuta ericksoniano é a voz. Ao cliente, cabe apenas estar disposto a ouvir...

Alheias e nossas

as palavras voam.

Bando de borboletas multicolores,

as palavras voam.

Bando azul de andorinhas,

bando de gaivotas brancas,

as palavras voam.

Voam as palavras

como águias imensas,

Como escuros morcegos

como negros abutres,

as palavras voam.


Oh! alto e baixo

em círculos e retas

acima de nós, em redor de nós

as palavras voam.


E às vezes pousam.

.

Cecília Meireles


sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Pode chorar


Milágrimas

Composição: Itamar Asumpção e Alice Ruiz

Em caso de dor ponha gelo
Mude o corte de cabelo
Mude como modelo
Vá ao cinema dê um sorriso
Ainda que amarelo, esqueça seu cotovelo
Se amargo for já ter sido
Troque já esse vestido
Troque o padrão do tecido
Saia do sério deixe os critérios
Siga todos os sentidos
Faça fazer sentido
A cada mil lágrimas sai um milagre

Caso de tristeza vire a mesa
Coma só a sobremesa coma somente a cereja
Jogue para cima faça cena
Cante as rimas de um poema
Sofra penas viva apenas
Sendo só fissura ou loucura
Quem sabe casando cura
Ninguém sabe o que procura
Faça uma novena reze um terço
Caia fora do contexto invente seu endereço
A cada mil lágrimas sai um milagre

Mas se apesar de banal
Chorar for inevitável
Sinta o gosto do sal do sal do sal
Sinta o gosto do sal
Gota a gota, uma a uma
Duas três dez cem mil lágrimas sinta o milagre
A cada mil lágrimas sai um milagre


segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Um entre um milhão de caminhos...


Qualquer coisa é um caminho entre muitos caminhos. Por isso deve ter sempre presente que um caminho é só um caminho: se sente que não deveria seguí-lo, não deve seguir nele sob nenhuma condição... e não há vergonha nem para você, nem para outros, em deixá-lo se é isso o que seu coração lhe pede... olha cada caminho de perto e com intenção. Experimenta-o tantas vezes quantas considere necessário. Depois faz a você mesmo e somente a você, uma pergunta: esse caminho tem coração? Todos os caminhos são iguais: não levam a lugar nenhum. São caminhos que levam pelo matagal... Esse caminho tem coração? Se tiver, o caminho é bom; se não, de nada serve. Nenhum caminho leva a parte alguma, mas um tem coração e o outro não. Um torna prazerosa a viagem; enquanto o seguir, é um com ele. O outro lhe levará a maldizer sua vida. Um lhe faz forte, o outro lhe debilita...
Carlos Castañeda

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Você já observou como respira?


Muitos de nós não costumamos respirar de uma forma adequada. Quando nascemos, respiramos naturalmente e aos poucos vamos nos acostumando a ter uma respiração curta e rasa. Desfrutá-la longa e profundamente nos possibilita energizar e alimentar melhor o nosso corpo. Respirando corretamente, você massageia todos os seus órgãos internos, melhora sua circulação sanguínea e todas as suas funções vitais. Isso ajuda a equilibrar-se emocionalmente, ter mais disposição e concentração. Você pode aprender novamente a respirar, observando um bebê....


Uma entre tantas técnicas de respiração é respirar contando até quatro. É um trabalho com resultados excelentes. Você começa a encher os seus pulmões numa contagem bastante lenta até quatro, expandindo a sua caixa torácica com o objetivo de encher plenamente os seus pulmões, inclusive a parte superior que raramente se expande. Quando chegar ao quatro, quando você sentir que não pode mais tomar nem mais um pouquinho de ar, tome ainda mais uma rápida inspirada, segure o ar na contagem de quatro e exale também na contagem de quatro. Quando você sentir que já retirou todo o ar dos pulmões, dê mais uma espremida para sair um pouco mais de ar.
Você logo perceberá o quanto isso poderá fazer por você. Às vezes, quando você começar a praticar mais intensamente a sua respiração, poderá se sentir um pouco tonto, talvez, mas saiba que isto é um efeito normal.

Você pode controlar sua respiração enquanto caminha, corre, ou dirige, toma banho, em pé, sentado, ou deitado... E depois, quando perceber que já respira tranquilamente e automaticamente nesta contagem de quatro, pode ir aumentando gradativamente a contagem para seis, depois oito... Você saberá o seu limite.
Related Posts with Thumbnails