Pesquisas têm demonstrado que apesar da adolescência ser um período marcado por “tempestades afetivas” e estresse emocional, o relacionamento com os familiares é bastante valorizado pelos próprios jovens. Para muitos observadores, o que de fato ocorre entre muitos adolescentes/familiares é a busca pela renegociação do relacionamento, ao invés de uma quebra propriamente dita. Essa renegociação é natural e essencial à medida que o jovem vai crescendo, organizando sua capacidade de julgamento, autodisciplina e independência.
Algumas estratégias que os pais podem assumir nessa fase são:
- Não subestime e desconsidere o que o seu filho está dizendo. Quando você considerar que o adolescente está errado, exponha suas idéias e converse com ele sobre as suas e as dele. Tenha certeza de que você o está ouvindo também;
- Conversar com o filho jovem não precisa ter hora marcada. Muitas vezes, essas conversas ocorrem durante atividades compartilhadas entre você e ele (fazendo compras, preparando uma refeição, caminhando juntos etc);
- Comunique claramente os seus valores, mesmo que sejam desconfortáveis para os seus filhos;
- Segurança é uma questão não negociável. Portanto, as regras devem ser extremamente claras nesse sentido;
- Ajude os filhos aprenderem com a experiência;
- Encoraje atividades positivas e saudáveis.
- Não subestime e desconsidere o que o seu filho está dizendo. Quando você considerar que o adolescente está errado, exponha suas idéias e converse com ele sobre as suas e as dele. Tenha certeza de que você o está ouvindo também;
- Conversar com o filho jovem não precisa ter hora marcada. Muitas vezes, essas conversas ocorrem durante atividades compartilhadas entre você e ele (fazendo compras, preparando uma refeição, caminhando juntos etc);
- Comunique claramente os seus valores, mesmo que sejam desconfortáveis para os seus filhos;
- Segurança é uma questão não negociável. Portanto, as regras devem ser extremamente claras nesse sentido;
- Ajude os filhos aprenderem com a experiência;
- Encoraje atividades positivas e saudáveis.
Como está a formação de seu filho?
Abaixo, forneço um quadro com 30 assertivas que tratam sobre vivências de suporte, limites, competência social, valores e educação entre jovens. Este documento foi desenvolvido pelo Search Institute of the University of Nebraska. Seu filho e você podem apontar como “verdadeira” ou “falsa” cada assertiva individualmente e, depois, comparar as respostas e discutir o resultado amigavelmente.
Apoio
1. O jovem recebe muito apoio e amor dos seus familiares.
2. O jovem vê seus pais como acessíveis fontes para conselho e apoio.
3. O jovem frequentemente conversa sobre questões íntimas com os seus pais.
4. O jovem comumente acessa outros adultos (que não os pais) para conselho e apoio.
5. O jovem frequentemente conversa sobre questões íntimas com outros adultos (que não os pais);
6. Os pais são engajados no sucesso do jovem na escola.
7. A escola proporciona ambiente acolhedor e encorajador.
Limites
8. Os pais têm claros posicionamentos sobre regras de conduta.
9. Os pais disciplinam seus filhos quando esses quebram as regras.
10. Os pais procuram sempre saber onde seus filhos estão, bem como com quem;
11. O adolescente sai para divertir-se cerca de três noites ou menos por semana;
12. Os melhores amigos do adolescente apresentam comportamento responsável.
Consumo de tempo
13. O adolescente gasta pelo menos três horas por semana, envolvido com músicas, banda musical, outras atividades artísticas;
14. O adolescente gasta pelo menos três horas por semana, envolvido com atividades esportivas;
15. O adolescente gasta pelo menos uma horas por semana, envolvido com atividades organizacionais, clubes (fora da escola) etc;
16. O adolescente gasta pelo menos uma hora por semana, envolvido com atividades religiosas.
Engajamento com a educação (estudo)
17. O jovem é bastante envolvido com a escola;
18. O jovem aspira a continuar seus estudos;
19. O desempenho do jovem na escola é acima da média;
20. O jovem faz seus deveres de casa, ocupando pelo menos 6 horas na semana.
Valores
21. O jovem manifesta interesse em ajudar outras pessoas;
22. O jovem pensa sobre como poderia reduzir o sofrimento das outras pessoas;
23. O jovem preocupa-se com os sentimentos de outras pessoas;
24. O jovem acredita que é importante não se envolver em sexo casual.
Competência social
25. O jovem costuma “levantar bandeira” para questões sociais relevantes;
26. O jovem é bom em tomar decisões apropriadas diante de dificuldades;
27. O jovem consegue estabelecer relacionamentos amigáveis, sem dificuldades;
28. O jovem é hábil em planejar atividades saudáveis;
29. O jovem demonstra boa autoestima;
30. O jovem é otimista sobre seu futuro.
Por Danilo Baltieri
Fonte: http://bit.ly/dbXOPU
1. O jovem recebe muito apoio e amor dos seus familiares.
2. O jovem vê seus pais como acessíveis fontes para conselho e apoio.
3. O jovem frequentemente conversa sobre questões íntimas com os seus pais.
4. O jovem comumente acessa outros adultos (que não os pais) para conselho e apoio.
5. O jovem frequentemente conversa sobre questões íntimas com outros adultos (que não os pais);
6. Os pais são engajados no sucesso do jovem na escola.
7. A escola proporciona ambiente acolhedor e encorajador.
Limites
8. Os pais têm claros posicionamentos sobre regras de conduta.
9. Os pais disciplinam seus filhos quando esses quebram as regras.
10. Os pais procuram sempre saber onde seus filhos estão, bem como com quem;
11. O adolescente sai para divertir-se cerca de três noites ou menos por semana;
12. Os melhores amigos do adolescente apresentam comportamento responsável.
Consumo de tempo
13. O adolescente gasta pelo menos três horas por semana, envolvido com músicas, banda musical, outras atividades artísticas;
14. O adolescente gasta pelo menos três horas por semana, envolvido com atividades esportivas;
15. O adolescente gasta pelo menos uma horas por semana, envolvido com atividades organizacionais, clubes (fora da escola) etc;
16. O adolescente gasta pelo menos uma hora por semana, envolvido com atividades religiosas.
Engajamento com a educação (estudo)
17. O jovem é bastante envolvido com a escola;
18. O jovem aspira a continuar seus estudos;
19. O desempenho do jovem na escola é acima da média;
20. O jovem faz seus deveres de casa, ocupando pelo menos 6 horas na semana.
Valores
21. O jovem manifesta interesse em ajudar outras pessoas;
22. O jovem pensa sobre como poderia reduzir o sofrimento das outras pessoas;
23. O jovem preocupa-se com os sentimentos de outras pessoas;
24. O jovem acredita que é importante não se envolver em sexo casual.
Competência social
25. O jovem costuma “levantar bandeira” para questões sociais relevantes;
26. O jovem é bom em tomar decisões apropriadas diante de dificuldades;
27. O jovem consegue estabelecer relacionamentos amigáveis, sem dificuldades;
28. O jovem é hábil em planejar atividades saudáveis;
29. O jovem demonstra boa autoestima;
30. O jovem é otimista sobre seu futuro.
Por Danilo Baltieri
Médico psiquiatra. Mestre e doutor em Medicina pelo Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Tem experiência em Psiquiatria Geral, com ênfase nas áreas de Dependências Químicas
Fonte: http://bit.ly/dbXOPU
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