Minha foto
Aracaju, Sergipe, Brazil
Sou uma terapeuta ericksoniana; trabalho com Psicoterapia Breve, utilizando, sob medida para cada pessoa, técnicas de Hipnose e Arteterapia. Sou também doula: acompanho gestantes durante o pré-natal, parto e pós-parto. Qualquer dúvida e interesse, entre em contato! Terei o maior prazer em poder ajudar. :)

domingo, 22 de agosto de 2010

No vazio, tudo é possível!


Semana passada esqueci meu bico de pato (objeto que serve para prender os cabelos) num lugar que freqüento uma vez no mês. Comigo há 12 anos, sua ausência causou um vazio nos momentos em que era mais importante. E agora? Como resolver o que só ele resolvia? Tive que criar novos meios, aprender a prender o cabelo todo com um lápis, o que antes eu nunca havia conseguido. Dessa vez consegui, talvez pela falta de escolha.
Depois comprei uma piranha (outro objeto que serve para prender os cabelos), daquelas frágeis, que não duram muito tempo. Servirá enquanto durar. E como não custa caro, quando estiver precisando, é só comprar outra. Ou outra coisa.
Quando percebi o esquecimento planejei recuperar o bico de pato o quanto antes, afinal ele resiste firme e forte comigo há mais de uma década. Agora já estou ponderando: pra quê fazer questão de um objeto tão velho, enferrujado?! Será que não faz mal? Esquecê-lo foi uma ótima oportunidade para aprender a viver sem ele; agora tenho outras opções para alcançar o mesmo resultado.
O desapego é o pai das possibilidades. 
Camila Sousa de Almeida

6 comentários:

  1. Poder ser que quem o encontrou passe a usá-lo por mais uma década, pensando inclusive: "tá tão velho que alguém deve ter usado por pelo menos uns 12 anos". A história do bico de pato mais velho do mundo... :P

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito da frase "O desapego é o pai das possibilidades", muito coerente.

    ResponderExcluir
  3. "O desapego é o pai das possibilidades" se aplica no campo dos relacionamentos ou só para as coisas materiais?
    Luiz

    ResponderExcluir
  4. Camila, adorei o seu blog.
    Tenho também formação na abordagem ericksoniana, já fiz parte do Instituto Milton Erickson de Belo Horizonte e agora trabalho com consultoria e treinamento... Utilizo a abordagem ericksoniana no contexto organizacional. Muito bacana seus textos!
    Se tiver oportunidade visite meu blog também kelisoares.blogspot.com

    Abraços

    Keli

    ResponderExcluir
  5. Se você quer uma coisa, desapegue-se dela. Não está desistindo da meta nem do desejo, apenas renunciando ao apego – seu desespero de fazer as coisas acontecerem.
    E o desespero é motivado pelo medo, não pela confiança.
    Para ter sucesso nos seus objetivos, é preciso escolhê-los entre outras coisas, e então a força da escolha se liga à força do descarte.
    Pode ser que tenha que largar algum hábito ou satisfação pessoal para que seu objetivo seja a prioridade.
    Desapegar-se das coisas nos dá a força suprema.
    Ao optar por se desfazer de algo, você se liberta do apego, do medo e da necessidade de controle.
    Ao escolher um curso de ação, duas perguntas ajudarão a descobrir a natureza energética das consequências: essa escolha me honra? Aumenta meu senso de dignidade e mantém minha integridade?

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails