Paralelamente ao aumento de condições e possibilidades de se viver mais e melhor, as pessoas parecem estar experimentando a presença de uma insatisfação: a sensação de que algo está faltando, mesmo quando tudo ocorre como desejado. Lembro de um filme que assisti chamado “Dr. T e as Mulheres” em que a esposa do protagonista desenvolve um transtorno psicológico raro causado por excesso de amor recebido: a vida dela era perfeita demais e ela não tinha mais o que desejar, foi a explicação dada pelos médicos.
Esperar que o sentimento de satisfação venha de fora é um meio certo de se encontrar a frustração; a espera só pode acabar quando se resolve procurar – e se encontra – o sentimento dentro de si mesmo.
O primeiro passo nesse caminho é mudar o foco sobre aquilo que você tem. Observar mais o que há de bom, para agradecer e desfrutar, aqui e agora. Quem vive reclamando aumenta e prolonga aquilo de que gostaria de se livrar. Se algo te incomoda, porque você lhe dá tanta importância? Enquanto resmunga, perde de escutar a música que gosta tocando, que poderia estar lhe fazendo cantar e até dançar. Você sabe, quem canta seus males espanta! E exercícios físicos estimulam a produção de hormônios de bem-estar.
Todas as situações têm seus lados positivos e seus lados negativos, os dois estão ali, é você quem escolhe pra onde olhar. Quando você não espera perfeição do lado de fora e faz prevalecer a compreensão do lado de dentro, você encontra serenidade suficiente para estar satisfeito. Quem você é torna o que você tem suficiente para você estar bem. Você é suficiente. Você é.
Camila Sousa de Almeida
Olá
ResponderExcluirTudo bem?
Conheci o texto através do banco de saúde (site que participo, também) e concordo plenamente com as tuas colocações verdadeiras e atuais.
Parabéns pelo teu trabalho, por compartilhar o tema e pelo blog.
quando puderes faça-me uma visita em meu blog de nutrição http://reeducalimentar.blogspot.com/
Vou postar o texto no meu blog de receitas com os devidos créditos para a tua página (espero que não te importes, se não quiseres diz-me e a retiro da página, ok?). Se quiseres podes vê em http://quiosquereceitas.blogspot.com/
Fica sempre com Deus.
Abraços
Às vezes é uma simples dificuldade de concentração. Eu mesmo tenho dificuldade de me focar numa coisa só, quero fazer tudo ao mesmo tempo, começo a fazer várias coisas, depois paro, não quero mais nada daquilo, quero começar outra coisa diferente, aí paro tudo... No fim eu fico frustrado por querer fazer tanta coisa e não conseguir fazer nada. =(
ResponderExcluirMas to me educando com relação a isso, é um treinamento diário que faço, envolve organização, enumeração de prioridades, listas e paciência. Me obrigo a começar uma coisa somente quando terminar a outra. Nem sempre é fácil, mas é sempre um desafio.
E o que seria da vida sem desafios?
ResponderExcluirSERIA UM TÉDIO. Odeio tédio, adoro ser desafiado!
ResponderExcluirFalando em tédio... perfeita a charge! :) Gostei demais do post... preciso ajustar as lentes aqui tb, pra manter o foco :D Valew Camila!
ResponderExcluirMudar o foco às vezes significa manter o foco... ;)
ResponderExcluir