Minha foto
Aracaju, Sergipe, Brazil
Sou uma terapeuta ericksoniana; trabalho com Psicoterapia Breve, utilizando, sob medida para cada pessoa, técnicas de Hipnose e Arteterapia. Sou também doula: acompanho gestantes durante o pré-natal, parto e pós-parto. Qualquer dúvida e interesse, entre em contato! Terei o maior prazer em poder ajudar. :)

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Perceba o poder de seus pensamentos


Se você pudesse perceber apenas uma dinâmica mental, a mais importante seria a que relaciona seus pensamentos com seus sentimentos.
É importante perceber que você está pensando constantemente. Não se engane acreditando que já sabe disso! Pense, por um momento, a respeito da sua respiração. Até agora ao ler esta frase, você certamente nem tinha reparado que estava respirando. A verdade é que, a menos que ela lhe falte, a respiração não é algo cuja ocorrência notemos.
Pensar funciona do mesmo jeito. Porque você está sempre fazendo isso, é fácil esquecer o que está acontecendo, e o pensamento se tornar invisível para você. Ao contrário da respiração, no entanto, esquecer que estamos pensando pode nos causar sérios problemas na vida, como infelicidade, irritação, conflitos internos e estresse. A razão disso é que o pensamento sempre volta para você, sob a forma de sentimento; há uma relação ponto-a-ponto entre as duas coisas.
Tente ficar irritado, sem ter tido pensamentos irritantes, para começar! Agora, tente sentir-se estressado sem ter tido pensamentos estressantes – ou triste, sem pensamentos tristes – ou ciumento sem pensamentos ciumentos. Você não conseguiria – é impossível. A verdade é que, para experimentar um sentimento, primeiro você tem que produzir o pensamento que é responsável por tal sentimento.
A infelicidade não pode e não existe por si só. Infelicidade é o sentimento que acompanha o pensamento negativo sobre a vida. Na ausência de tal pensamento, a infelicidade, ou o estresse, ou a inveja, não podem existir. Não há nada que sustente seus pensamentos negativos no lugar a não ser sua própria força de pensamento. Da próxima vez que você se sentir aborrecido, verifique seu pensamento – ele certamente será negativo. Lembre-se que é seu pensamento que é negativo, não sua vida. Este simples alerta é o primeiro passo para colocá-lo de volta no caminho da felicidade. É um caminho que necessita prática, mas você pode atingir o ponto em que lida com seus pensamentos negativos da mesma maneira que lida com moscas num piquenique: você as espanta e segue em frente com seus planos para o dia.
Retirado do livro: NÃO FAÇA TEMPESTADE EM COPO D'ÁGUA... e tudo na vida são copos d'água... - Maneiras simples de impedir que coisas insignificantes dominem sua vida.
Richard Carlson, Ph.D.
Editora Rocco, Rio de Janeiro – 1998.

3 comentários:

  1. minha ex terapeuta tentou me convencer disso certa vez...o problema é que a maneira de combater esses pensamentos era mt enfadonha pra mim, eu me distraía no mieo da sessao kkkk

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails