Minha foto
Aracaju, Sergipe, Brazil
Sou uma terapeuta ericksoniana; trabalho com Psicoterapia Breve, utilizando, sob medida para cada pessoa, técnicas de Hipnose e Arteterapia. Sou também doula: acompanho gestantes durante o pré-natal, parto e pós-parto. Qualquer dúvida e interesse, entre em contato! Terei o maior prazer em poder ajudar. :)

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Você Pode ConTer-se


Às vezes nos pegamos sem controle de alguma coisa específica. Pode começar como um hábito esporádico que, frequentemente praticado, acaba tornando-se um vício. Pensamentos, atos compulsivos, ansiedades, e mesmo o que é bom e saudável, exagerado e sem controle, acaba tornando-se um mal: como o sexo, por exemplo. Mas se você perdeu o controle significa que você o tinha e, portanto, pode recuperar.  

Quando se pensa que é difícil controlar algum hábito que deixamos passar do ponto, é porque pensamos que temos que eliminar tudo aquilo de uma vez e completamente; porque olhamos para o problema e o vemos grande demais, não percebendo que tudo que é grande, por maior que seja, é feito de pequenas partes... 

Quer melhorar a sua alimentação? Não precisa radicalmente eliminar/acrescentar tudo de uma vez. Você pode começar trocando o arroz branco pelo integral, trocando o refrigerante pelo suco; uma única mudança que você faça, qualquer que seja, já é uma evolução. 

Quer parar de pensar coisas negativas? Não precisa lutar contra esses pensamentos, apenas acrescente pensamentos novos, positivos. Deixe que sua mente resgate, a partir dos elementos do pensamento indesejado, lembranças agradáveis que, se não houverem, você pode inventar. Porque na sua imaginação tudo é possível! 

Quer relaxar diante de uma situação que lhe causa extrema ansiedade? Não precisa controlar a ansiedade, basta apenas observar a sua respiração e aprofundá-la lentamente... Isso você consegue, não é?! Mudar a sua respiração faz mudar outras funções do seu corpo; mudar o funcionamento do corpo faz mudar as suas sensações; sensações diferentes provocam pensamentos diferentes; pensamentos diferentes provocam sensações diferentes... Nada permanecerá igual, e você só controlou a respiração, simplesmente...

Camila Sousa de Almeida

11 comentários:

  1. respirando profundo e aprofundando a mente profundamente!

    ResponderExcluir
  2. Adorei as dicas!!
    Aliás, seu blog parecer ser excelente!!!

    ResponderExcluir
  3. "Se você acha que quer abandonar um mau hábito, é possível que esteja se enganando. SDe realmente quisesse abandoná-lo, ele desapareceria por si mesmo. O que você deveria desejar mais do que o hábito são os benefícios que obtém ao abandoná-lo. Uma vez que aprenda a desejar esses benefícios com a força necessária, você ficaá livre do hábito indesejado. Pensar em seu hábito e firmemente resolver abandoná-lo poderá ligá-lo ainda mais a ele. É pouco como resolver firmemente que vai adormecer, a própria firmeza de sua resolução pode mantê-lo acordado" - O Método Silva de Controle Mental.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela contribuição, meu caro Marcelo. :)

      Talvez o segredo esteja mesmo em acrescentar um novo hábito no lugar do antigo... ;)

      Excluir
  4. Informações preciosas. E texto muito bom =)

    ResponderExcluir
  5. Amei Camila!
    Pra variar né?
    Obrigada por ajudar tanta gente!!! :)

    Xero grande,
    Mony

    ResponderExcluir
  6. Bom dia Camila, recebi esta mensagem de uma amiga. E olha, o texto "veste como uma luva" ao semestre que eu estou passando, e que em minha trajetória é cíclica. Estou lendo agora e vejo nitidamente a coerência e que o caminho é esse. Mas quando me assola alguns estados de descontrole, é uma situação bastante indesejada e que parece não vai ser superada. A alegria é que no mínimo tomei consciência e aos poucos tenho conseguido enfrentar e avançar! Valeu pelo texto e pela dica da amiga. Ficarei atento ao seu blog!
    Otacílio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz de saber que a leitura ajudou, Otacílio! Grata por compartilhar isso. Já parou para pensar em quantas coisas você achava que eram insuperáveis quando você era pequeno e que hoje... você nem lembrava mais que um dia foi difícil! Como um armário alto demais para quem ainda não cresceu o suficiente para alcançar sozinho... Às vezes, para superar, é só uma questão de pedir ajuda.

      Abraço

      Excluir

Related Posts with Thumbnails