Minha foto
Aracaju, Sergipe, Brazil
Sou uma terapeuta ericksoniana; trabalho com Psicoterapia Breve, utilizando, sob medida para cada pessoa, técnicas de Hipnose e Arteterapia. Sou também doula: acompanho gestantes durante o pré-natal, parto e pós-parto. Qualquer dúvida e interesse, entre em contato! Terei o maior prazer em poder ajudar. :)

segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Quem está rindo?



A criança aprende “as verdades” sobre o mundo e sobre si mesma com os exemplos vivos, vividos e presenciados. Um potencializador de aprendizados infantis é a brincadeira, que não é apenas coisa de criança, mas também de ex-crianças, que continuam crescendo... É na espontaneidade de uma piada que as crenças sobre o mundo são transmitidas e perpetuadas.

No trânsito, se alguém comete um ato considerado burro ou desajeitado, o pai faz o comentário “é mulher!”. E isso não acontece uma, nem duas, nem três vezes... Sobre homens isso nunca é dito. 

Se a empregada não acerta fazer direito a comida ou lavar a roupa adequadamente é motivo de chacota, pois “não se faz mais mulher como antigamente” ou senão “você não é mulher não?!”. 
 
Se os preços dos alimentos no supermercado aumentam constantemente e é necessário pagar mais pelo mesmo de sempre, isso não tem nada a ver com o sistema ou o governo, é porque “mulher gasta muito e adora pegar mais dinheiro”.

Claro, não se fala isso sério, apenas se leva com bom humor as diferenças culturais entre os gêneros. Não importa se alguém está se magoando ao ser constantemente depreciado, o que importa é não perder a piada! Que nem os meninos na escola que se divertem chamando os outros de “quatro-olhos” ou “rolha-de-poço”, não é?! Pois é, mulheres de todas as idades estão sofrendo todos os dias o que se chama de bullying. Porque, pra quem faz, não é violência. Só pra quem está fazendo mesmo...

Se pra você que está lendo serviu a carapuça, de que adianta pagar terapia para sua filha ou esposa, ou quem sabe ser o próprio terapeuta, querendo melhorar a baixa autoestima de suas clientes, se na rua e em casa você está brincando de depreciar as mulheres da sua vida?

Felizmente, mulheres crescem e podem deixar de acreditar em mentiras.

Camila Sousa de Almeida


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails