Minha foto
Aracaju, Sergipe, Brazil
Sou uma terapeuta ericksoniana; trabalho com Psicoterapia Breve, utilizando, sob medida para cada pessoa, técnicas de Hipnose e Arteterapia. Sou também doula: acompanho gestantes durante o pré-natal, parto e pós-parto. Qualquer dúvida e interesse, entre em contato! Terei o maior prazer em poder ajudar. :)

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Profissão: amadora


 
Escolher trabalhar com Psicologia é acreditar e apostar no ser humano. Não só naqueles que chegam até nós mas na nossa própria humanidade. O poder de provocar mudanças requer muito mais que conhecimento, requer sentimento. É preciso ter o coração envolvido, ser antes tocado para poder tocar. Capacitação técnica faz muita diferença, mas para fazer a diferença na vida de alguém é preciso se importar de verdade. Para mim, ser psicóloga é mais uma forma de amar.



Contribuindo para o conhecimento do Código de Ética Profissional do Psicólogo, apresento agora nossos princípios fundamentais:
I. O psicólogo baseará o seu trabalho no respeito e na promoção da liberdade, da dignidade, da igualdade e da integridade do ser humano, apoiado nos valores que embasam a Declaração Universal dos Direitos Humanos.
II. O psicólogo trabalhará visando promover a saúde e a qualidade de vida das pessoas e das coletividades e contribuirá para a eliminação de quaisquer formas de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.
III. O psicólogo atuará com responsabilidade social, analisando crítica e historicamente a realidade política, econômica, social e cultural.
IV. O psicólogo atuará com responsabilidade, por meio do contínuo aprimoramento profissional, contribuindo para o desenvolvimento da Psicologia como campo científico de conhecimento e de prática.
V. O psicólogo contribuirá para promover a universalização do acesso da população às informações, ao conhecimento da ciência psicológica, aos serviços e aos padrões éticos da profissão.
VI. O psicólogo zelará para que o exercício profissional seja efetuado com dignidade, rejeitando situações em que a Psicologia esteja sendo aviltada.
VII. O psicólogo considerará as relações de poder nos contextos em que atua e os impactos dessas relações sobre as suas atividades profissionais, posicionando-se de forma crítica e em consonância com os demais princípios deste Código.

Por fim, uma citação do meu mestre João Facchinetti: "Não precisa gostar do seu cliente. Basta amar." ;)


Camila Sousa de Almeida

3 comentários:

  1. aee! viva a essa profissão linda e seus lindos mestres! :)

    ...seu blog ta mt bom! ele é um agregado dos principios fundamentais do psicologo!
    parabéns!
    bju

    ResponderExcluir
  2. Envolver o amor na profissão é uma tarefa digníssima ^^

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails