Minha foto
Aracaju, Sergipe, Brazil
Sou uma terapeuta ericksoniana; trabalho com Psicoterapia Breve, utilizando, sob medida para cada pessoa, técnicas de Hipnose e Arteterapia. Sou também doula: acompanho gestantes durante o pré-natal, parto e pós-parto. Qualquer dúvida e interesse, entre em contato! Terei o maior prazer em poder ajudar. :)

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Ressignificação dos Paradigmas da Psicologia



Esses dias, mexendo em alguns papéis, encontrei uma pesquisa que respondi há quase três anos sobre como acontece a ressignificação dos paradigmas da Psicologia naqueles que fazem formação em hipnose e psicoterapia ericksoniana. 

Por acreditar que é um bom material para compartilhar com os interessados nesta abordagem, disponibilizo aqui as perguntas e respostas: 

Você é profissional ou estudante de psicologia?
Profissional.
Você já seguia alguma linha teórica em psicologia antes de ter contato com a Abordagem Ericksoniana?
Na época, ainda estudante de Psicologia, estudava e fazia terapia reichiana.
Por que você decidiu iniciar a formação em psicoterapia ericksoniana?
Não sabia da existência da linha ericksoniana, entrei no curso interessada na hipnose e só então descobri que era apenas uma das ferramentas de toda uma abordagem...
O que contribuiu para que você permanecesse nela?
Me apaixonei pela sua filosofia e pelo fato de se adaptar a cada indivíduo, ao invés de tentar adaptá-lo a modelos pré-estabelecidos. Além disso, todas as áreas da minha vida foram afetadas positivamente pela filosofia ericksoniana.
Você acredita que Abordagem Ericksoniana é diferente das demais que são estudadas na academia?
Sim, em diversos aspectos. Posso citar, além da característica já comentada, que as outras em geral acreditam que a tomada de consciência do que está no inconsciente é necessária para a resolução do problema, e/ou que o sofrimento é parte imprescindível do processo terapêutico.
Como foi para você o processo de entendimento desta abordagem.
 Vivenciá-la foi parte importante do aprendizado. O modo de ensino do professor, que colocava em prática vários dos princípios e técnicas; as tarefas (vivenciais) passadas para a turma durante o curso; e o próprio processo terapêutico pessoal, ajudaram a absorver não só consciente mas também inconscientemente a abordagem...
Quais foram as principais dificuldades que você encontrou para assimilar as técnicas e conceitos dessa perspectiva?
    A única dificuldade que recordo agora foi no início do curso, quando ainda faltavam exemplos e vivências.
Você concorda com a abordagem Ericksoniana?
     Sim, completamente. Porque não há uma limitação como as outras, já que nós ericksonianos podemos utilizar, além dos nossos, conceitos e técnicas de qualquer outra abordagem, contanto que não contrariem a nossa filosofia.
 Você acredita que a sua formação acadêmica contribuiu para essa opinião? De que forma?
   Como disse Einstein, “a mente que se abre para uma nova idéia, nunca mais volta ao seu tamanho original”. Tudo contribuiu... conhecer diversas abordagens me fez perceber que todas têm um pouco de razão. Mas se limitam a um pedaço da verdade, que é adequada para alguns e não para todos... o bom da ericksoniana é que não preciso me limitar e sim utilizar tudo o que aprendi, no contexto adequado.
 Você utiliza ou pretende utilizar as técnicas não-convencionais da Psicoterapia Ericksoniana?
  Sim, trabalho com a abordagem ericksoniana! Devo me adaptar a cada cliente, e isso pode significar utilizar técnicas não-convencionais. 
 Camila Sousa de Almeida

2 comentários:

  1. Tirando a primeira e segunda questão, as demais respostas se encaixam bem às respostas que eu poderia dar a esse questionário, aliás, eu não responderia melhor.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails