Minha foto
Aracaju, Sergipe, Brazil
Sou uma terapeuta ericksoniana; trabalho com Psicoterapia Breve, utilizando, sob medida para cada pessoa, técnicas de Hipnose e Arteterapia. Sou também doula: acompanho gestantes durante o pré-natal, parto e pós-parto. Qualquer dúvida e interesse, entre em contato! Terei o maior prazer em poder ajudar. :)

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Visão



Quando fazemos alguma coisa com freqüência deixamos de estar atentos a certos detalhes; acostumamo-nos a nos acostumar... Uma criança facilmente se encanta, se espanta e (se) questiona sobre um tanto de coisas que deixamos passar despercebido. Podemos muito bem aprender isso com elas.

Assistir televisão se tornou um hábito comum para muita gente ao longo das últimas décadas, desde a criação do aparelho no início do século passado; e a partir desse, muitos outros hábitos foram sendo inseridos e normalizados através do conteúdo de suas programações. 

Não é à toa que a palavra empregada é “programação”, já que a mesma pode ser considerada um meio capaz de programar as pessoas para o que quer que se deseje, ou seja, planejar o que elas vão querer; e o que vão fazer para conseguir isso. 

Se na televisão se vê predominantemente pessoas de boa aparência (porque usam maquiagem, compram roupas da moda, fazem cirurgias, mantêm o corpo à base de comprimidos, etc) as pessoas vão querer consumir todos os produtos e serviços que se mostram necessários para também serem consideradas aparentemente boas, afinal todo ser humano tem o desejo de ser apreciado. No fundo, todos precisam AMAR e SER amados, e não simplesmente SENTIR-SE assim. E conhecendo esse aspecto da natureza humana, aqueles que têm o domínio de tais meios o usam a favor da manutenção de seus interesses: poder e dinheiro. 

E para estimular a busca desse apreço, é preciso que as pessoas acreditem que só o terão se tiverem as coisas que passam na televisão... E que a vida está difícil; a competitividade é grande; não há suficiente para todos; os “noticiários” mostram isso todos os dias! Para que você se esforce para se destacar e “ser alguém na vida”, o que para eles significa ter dinheiro para poder comprar cada vez mais...  

Tudo que passa na televisão passa antes por uma peneira: vai ao ar aquilo que serve aos interesses daqueles que mandam. Por isso é imprescindível que VOCÊ filtre o que está vendo... 

Observe que os valores que alimentam o capitalismo são fomentados de todas as formas possíveis, afinal um sistema é um conjunto de partes dependentes umas das outras; portanto, a continuidade deste “sistema econômico” depende do incentivo do que ele precisa para sobreviver: que seus produtos e serviços continuem sendo consumidos. Quanto mais consumo, mais produção; quanto mais é produzido, mais será consumido. Um círculo, sem fim...

Tanto a produção quanto o consumo aumentam o poder e o dinheiro dos que já os têm; enquanto aqueles que produzem e consomem massivamente ficam prisioneiros desse círculo vicioso... Os elementos que dão base a essa manutenção são os valores transmitidos em todas as áreas, abrangendo muito além da economia: educação, saúde, trabalho, relacionamentos, religião, lazer, tudo!
 
Semana passada assisti um programa sobre pessoas que têm compulsão por compras. O repórter foi entrevistar uma vendedora de uma loja considerada chique e perguntou se ela tinha alguma cliente que demonstrasse ter este transtorno. A vendedora afirmou ter algumas, então foi questionada se, quando percebia tal fraqueza, não se aproveitava e incentivava que a cliente comprasse mais. Percebi a hesitação em afirmar que sim, mas, diante do comentário efusivo do entrevistador – “ah, se fosse eu me aproveitava!” – a mesma confirmou que fazia isso; afinal entendeu que tal admissão seria aceitável(????) diante dos telespectadores. 

Tirar vantagem da patologia ou fraqueza alheia, “ficar bem”, ou melhor, ganhar dinheiro prejudicando os outros, é apenas um exemplo dos valores que estão sendo normalizados para manter toda esta estrutura supracitada... Talvez, sem nem notar nada disso, você sorriria junto com o repórter dessa entrevista... Ou não?

Tudo isso é, de fato, um exemplo de hipnose para ser realmente temida. Já a hipnose terapêutica, leva você ao autoconhecimento que pode lhe libertar desses aprendizados que estão lhe prejudicando a qualidade de vida. Por isso é ainda mal interpretada, porque pode despertar sua mente para seu próprio potencial e poder, lhe descondicionando da submissão aos outros... 


P.S. 1: “Televisão” (do grego tele - distante e do latim visione – visão).
P.S. 2: Neste texto, por “televisão” entenda qualquer meio de comunicação de massa...

Camila Sousa de Almeida

2 comentários:

  1. Ninguém presta atenção ao caminho para casa a não ser que mude de casa ou esboce um cenário ameaçador ao mesmo.
    A rotina é uma ameaça que se comporta como uma cortina. Densa, sombria... assim como são os "sacos" que os serviços forenses usam para recolher e fazer o translado de cadáveres. Assim como o cadáver não tem mais a capacidade de sentir a presença do "saco", muitas pessoas perdem cotidianamente a capacidade de identificar e abolir tal cortina!!

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails