Minha foto
Aracaju, Sergipe, Brazil
Sou uma terapeuta ericksoniana; trabalho com Psicoterapia Breve, utilizando, sob medida para cada pessoa, técnicas de Hipnose e Arteterapia. Sou também doula: acompanho gestantes durante o pré-natal, parto e pós-parto. Qualquer dúvida e interesse, entre em contato! Terei o maior prazer em poder ajudar. :)

sábado, 12 de março de 2011

Se toque!



A pessoa que menos costuma te observar no dia-a-dia é você mesmo, já observou?! Os outros vêem mais suas expressões, seus gestos, escutam suas palavras percebendo mais fácil o tom de voz utilizado e, muito mais frequentemente, vêem o que você está vestindo, o que o espelho lhe mostra pouco e por reduzidos ângulos. Você não costuma ver como anda, como come, como sorri, como chora (ou prende esse choro) e como falam seus olhos até o que você não ousa pronunciar. 

E já que não nos percebemos como os outros percebem, às vezes podemos ouvir alguém nos falar: “se toque!”. Talvez isso anuncie alguma incoerência. Talvez alguma coisa tenha para se reparar. 

Você tem se tocado? Tem buscado comunicar-se com você mesmo? Talvez algumas partes suas, como o seu corpo, estejam carentes de você. Da sua atenção, dos seus cuidados, da sua compreensão. Porque o corpo fala e nos dá sinais o tempo todo, mas nem sempre nos dispomos a ouvir, já que somos nós mesmos ali... Mas nós mesmos somos como os outros: precisamos também ouvir, não só falar. 

É verdade que temos vários sentidos bem elaborados para apreender aquilo que vem de fora, mas temos também a habilidade – e necessidade – de conhecer o que vem do nosso interior. E podemos aprender alguma coisa com isso. Observe que, internamente, você pode ouvir a sua própria respiração. E esse som de lá de dentro só você pode ouvir. 

Mas quando alguém fala, fala, e não é ouvido, faz o que? Às vezes experimenta gritar. E sim, seu corpo também grita, assim como partes da sua mente – em formas de comportamentos incongruentes com seu modo de pensar. É como um filho adolescente: se você não se abre para o diálogo, não tem tempo para ouvir e fazer algo junto; se não se aproximar, ele vai ficar tão distante que vocês vão parecer estranhos e a rebeldia dele não vai ser fácil de controlar. Ele buscará seus meios para, consciente ou inconscientemente, a sua atenção para ele chamar. 

Toque é contato, ato de aproximar. E ninguém pode ficar tão perto de você quanto você mesmo. Portanto, trate de se tocar!

Camila Sousa de Almeida


2 comentários:

Related Posts with Thumbnails