Minha foto
Aracaju, Sergipe, Brazil
Sou uma terapeuta ericksoniana; trabalho com Psicoterapia Breve, utilizando, sob medida para cada pessoa, técnicas de Hipnose e Arteterapia. Sou também doula: acompanho gestantes durante o pré-natal, parto e pós-parto. Qualquer dúvida e interesse, entre em contato! Terei o maior prazer em poder ajudar. :)

terça-feira, 1 de maio de 2012

Os nós que se ligam a nós


Malú sonhou comigo. Sonhou com ela mesma. Eu fazia algo que a surpreendia e ela se unia a mim para, juntas, colocarmos em prática algo inusitado. A gente sempre faz isso. Nós, humanos. Usamos os outros como motivos, escudos, desculpas para fazer o que sozinhos não temos coragem. Em grupo, coletivizando-nos, somos outros porque, muitas vezes, assim é que conseguimos ser nós mesmos; usar outros lados de uma personalidade que não costuma se mostrar como é inteira. 
 
Frequentemente enxergamos no lado de fora características que temos e que incomodam, mas em vez de lidarmos com nossas próprias sombras, nos incomodamos explicitamente é com os outros! Às vezes sonhamos com pessoas que não estão representando elas mesmas, mas partes psíquicas nossas... Simbolicamente ou não, todos são parte de nós, enquanto justificamos que somos parte deles. Na verdade, uma coisa não exclui a outra. 

Muitos pais tentam realizar os próprios sonhos e ideais através dos filhos. Como é que funciona isso? Descobrimos que somos diferentes e iguais, à medida que olhamos pra fora. E pra dentro. E pra fora. E pra dentro. E pra fora. E pra dentro... Infinitamente descobrindo Quem Eu Sou, a partir de Quem Nós Somos ou não...

Camila Sousa de Almeida

4 comentários:

  1. É tão difícil ser/sentir-se sozinho no mundo, e ao encontrar alguém que pensa/age igual a você - mesmo que seja uma parte de você - já é um conforto, um estímulo, uma ajuda.

    Tentamos separar nós dos outros ao mesmo tempo que tentamos encontrar porções que sejam semelhantes entre nós, isso é confuso mesmo... Isso é ser humano.

    Bjo

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Adorei o textinho Camila..
    A convivência transforma o outro em verdadeiro espelho de nós mesmos e, quase sempre, esse reflexo nos incomoda.. Cabe a nós aceitar o desafio para nos melhorar.. Em vez de fugir e enganar-se achando que vai encontrar um espelho que reflita uma imagem diferente do ela realmente é...
    Namastê!
    Beijos

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails