Minha foto
Aracaju, Sergipe, Brazil
Sou uma terapeuta ericksoniana; trabalho com Psicoterapia Breve, utilizando, sob medida para cada pessoa, técnicas de Hipnose e Arteterapia. Sou também doula: acompanho gestantes durante o pré-natal, parto e pós-parto. Qualquer dúvida e interesse, entre em contato! Terei o maior prazer em poder ajudar. :)

terça-feira, 7 de julho de 2009

Naturalmente...


Hipnose é um conceito antigo mas até hoje cercado de mitos. Na verdade não há um conceito, mas vários. Podemos dizer que é um estado alternativo de consciência, “no qual as limitações que uma pessoa tem, no que diz respeito à sua estrutura comum de referências e crenças, ficam temporariamente alteradas, de modo que a pessoa se torna receptiva aos padrões, às associações e aos moldes de funcionamento que conduzem à solução de problemas” (Milton Erickson). 

Para aqueles que têm medo da hipnose e de que descubram todos os seus segredos, podem relaxar e desfrutar protegidamente: ela é um estado natural da mente humana, tão velha quanto o homem, e que todos nós experimentamos normalmente. É uma absorção da atenção da mente consciente, que permite ao inconsciente experimentar diversas formas de manifestar sua riqueza: quem nunca ficou tão concentrado em um filme ou programa de tv que nem ouviu alguém falando com você?! Pois é, você estava em transe! E a idéia de que o hipnotizado revela tudo ou fica sob domínio do hipnotizador é mito. A pessoa em transe hipnótico não age contra si mesma e pode aceitar ou não as sugestões. 

Muitas pessoas esperam da hipnose uma coisa de outro mundo e quando passam pela experiência de serem conduzidos acabam achando que “não conseguiram” ou que “não entraram em transe” porque “estavam todo tempo ali” e “ouviram tudo o que foi dito”. É assim mesmo. Ou não... afinal, cada pessoa é única e tem uma experiência única. Sabendo que este é um estado natural e que todos nós entramos em transe frequentemente sozinhos, podemos ficar tranquilos quando formos conduzidos por um profissional competente e ético (importante verificar), porque sua meta será nos direcionar à saúde. 

Na Psicoterapia Ericksoniana a hipnose é uma ferramenta valiosa, mas não obrigatória. Ninguém é hipnotizado se não quiser. Muitas pessoas que têm o cabelo grande sabem que, para desembaraçá-lo mais rápido e facilmente, podemos aproveitar para fazer isso enquanto o condicionador está agindo nele... Sem o efeito do condicionador conseguimos desembaraçar também, só que é mais demorado e difícil... 

A hipnose ericksoniana é diferente daquela que chamamos de clássica. Esta última é autoritária, dando sugestões diretas e iguais para todas as pessoas que tiverem aquele mesmo problema. Ericksonianamente, a hipnose é feita para aquela pessoa, naquele momento. Utilizamos histórias, metáforas e técnicas que despertam os aprendizados guardados no inconsciente da pessoa, sem dar a ela uma resposta pronta e única de como solucionar seus problemas. O que fazemos é ajudá-la a descobrir o que ela já sabe, mas não sabe que sabe... 

Camila Sousa de Almeida

5 comentários:

  1. parabens, vc deixa o texto agradavel, esta de mt bom gosto!
    :)

    ResponderExcluir
  2. mt bom!
    bem esclarecedor...legal a ideia de dismitificar a concepção errada sobre a hipnose q predomina por ai! siga a minha sugestao de proximo post: ampliar a discussao sobre a hipnose eriksoniana da classica!
    rsrs
    bjaums

    ResponderExcluir
  3. acho que entrei em transe lendo essa matéria.

    ResponderExcluir
  4. bacana, bacana, mila. Parabéns! \o/ Fiquei surpresa com essa comparação bem feminina entre hipnose e a ação do condicionador O.O

    hihihi ;*

    ResponderExcluir
  5. Gostei muito Mila

    Parabéns

    Roseli

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails