Minha foto
Aracaju, Sergipe, Brazil
Sou uma terapeuta ericksoniana; trabalho com Psicoterapia Breve, utilizando, sob medida para cada pessoa, técnicas de Hipnose e Arteterapia. Sou também doula: acompanho gestantes durante o pré-natal, parto e pós-parto. Qualquer dúvida e interesse, entre em contato! Terei o maior prazer em poder ajudar. :)

terça-feira, 8 de junho de 2010

Vejo suas cores verdadeiras



Todo mundo que procura uma psicoterapia é porque tem alguma dificuldade que não conseguiu resolver ainda. E a baixa auto-estima é a base de um tanto de problemas na vida das pessoas; a dificuldade de aceitar, reconhecer e valorizar a si mesmo.

Fico fascinada com o fato de sempre enxergar beleza em quem me procura e de sempre ter muito o que admirar em quem entra no meu consultório. Essa baixa auto-estima tão comum nos dias de hoje vem sendo plantada e regada nessa cultura que valoriza “beleza”, “equilíbrio” e “sucesso”.

Mas vamos analisar um por um:

1.    Beleza é um conceito subjetivo que varia de acordo com os olhos que olham. Até a menina mais bonita do seu colégio tinha ou tem alguém que não acha que ela seja grandes coisas. Assim como “há sempre um chinelo velho para um pé cansado”. 

2.    Uma pessoa considerada "equilibrada" socialmente é aquela que privilegia a razão; é “forte” porque não demonstra abalar-se facilmente. Na verdade, essa é uma pessoa que reprime e guarda muita coisa dentro de si. Isto não a torna equilibrada, apenas dá-lhe uma aparência equivocada. Não demonstrar os próprios sentimentos pode obrigá-los a se manifestar de uma outra forma, através de uma doença, por exemplo. O verdadeiro equilíbrio está em lidar com suas emoções de forma realista, no sentido de não negar o que está ali, e assim fazendo bem a si mesmo sem fazer mal aos outros; buscando uma proporção harmoniosa entre razão e emoção. E isto não é uma situação estática mas sim um movimento, como o equilibrista na corda bamba... 

3.    O que determina se você tem sucesso ou não é aonde você quer chegar: se seu objetivo é poder ter uma vida tranquila num campo, plantando e vivendo em contato com a natureza, ser um empresário em uma metrópole, que vive viajando a negócios, não é ser bem-sucedido. Mas também, viagens longas são feitas passo-a-passo; a cada kilômetro que ultrapasso, ainda não alcancei o meu destino, mas me aproximei dele...

Desde que nascemos escutamos – verbalmente ou não – o que devemos ser ou fazer. E, na maioria das vezes, não somos e não fazemos tudo o que é esperado. Culpa, vergonha, medo, tudo isso nasce da expectativa alheia sobre nós. Mas você, aquele vai viver a sua vida, é que pode saber o que lhe realiza. Enquanto aprende que pode ficar bem, mesmo não correspondendo às expectativas de alguns, os outros podem ir aprendendo com você a respeitar a diversidade e amar incondicionalmente.

Escutei hoje essa música que tem muito a ver com tudo isso, com essa minha experiência de enxergar beleza onde o próprio belo não espera ter. Abrir sua verdade, sendo ela bonita ou não, proporciona um encontro verdadeiro. E um encontro é sempre belo. 

Camila Sousa de Almeida


http://www.youtube.com/watch?v=-eQh41f0bb0

2 comentários:

Related Posts with Thumbnails