Muitos pensam que psicoterapia só serve para falar de coisas que nos deixam mal e mexer mais ainda nelas, além de descobrir outras que, de tão ruins, foram reprimidas da consciência. Na verdade, ela pode e deve te ajudar a ver a luz por trás de toda sombra. É assim que eu trabalho.
Tive um cliente que, após algumas sessões, comentou: “eu achava que não tinha personalidade, que era muito influenciável, mas estou vendo que tenho sim”. Meu papel foi mostrar para ele o que ele já era, neste ponto em questão, utilizando as histórias de situações comuns da vida dele que me contava. Quantos exemplos de qualidades, habilidades, superações e vitórias cada um de vocês tem na vida que não consegue enxergar ou não dá o devido valor?
Outro exemplo foi um cliente que acreditava ter um defeito: ser manipulador. O que era uma crença equivocada, pois na verdade era uma pessoa que sabia muito bem o que não queria, e que não aceitava se submeter ao que não lhe agradava, deixando claro aos outros o que não aceitaria. O quanto não foi tranqüilizante para ele ouvir que sua suposta manipulação era na verdade clareza e sinceridade, ao contrário de manuseio da situação com as reais intenções por debaixo dos panos?!
A psicoterapia pode ser um momento de alegria, descobertas prazerosas e comemoração. Porque até suas dores, seus traumas, são túneis escuros, mas com luzes no começo e no final. Não precisamos focar nas paredes do túnel, podemos simplesmente passar, mantendo o olhar na luz para onde estamos seguindo, pois assim a passagem muito mais fácil se fará.
Da sua mente inconsciente, não buscaremos traumas para explicar o presente, mas traremos à tona a sua riqueza, que você pode lembrar que tem e utilizar. A psicoterapia serve para melhorar a sua qualidade de vida, aumentar o seu bem-estar, e isso já pode começar a funcionar dentro do consultório, pode acreditar. :)
Camila Sousa de Almeida
Tem gente, e não é pouca, que cria uma imagem ruim dos médicos, dentistas e psicólogos. Como se fôssemos fazer algum mal a eles, ao contrário, cuidados de sua saúde.
ResponderExcluirE o que dizer do psiquiatra? A maioria diz 'Eu que não vou, não sou doido, psiquiatra é coisa de doido.' E o mesmo se diz, acredito ainda em menor escala, do psicólogo: 'Psicólogo é pra gente doida, desajustada'.
Que grande bobagem,hoje em dia psiquiatras e psicólogos tratam também fobias, traumas pós acidente, um estressezinho do dia-a-dia, e quem foge disso? É louco por isso? Claro que não.
Bobagem achar que psicoterapia só serve pra mexer em coisas que nos deixam mal. Nada a ver.
Escrevi um texto exatamente sobre isso, Senna:
ResponderExcluirhttp://ericksonianamente.blogspot.com/2010/06/coisa-de-doido.html
Poxa eu fico muito feliz e ao mesmo orgulhoso por ter lembrado de mim.Abração
ResponderExcluirEu acredito! =)
ResponderExcluir;)
ResponderExcluir