Minha foto
Aracaju, Sergipe, Brazil
Sou uma terapeuta ericksoniana; trabalho com Psicoterapia Breve, utilizando, sob medida para cada pessoa, técnicas de Hipnose e Arteterapia. Sou também doula: acompanho gestantes durante o pré-natal, parto e pós-parto. Qualquer dúvida e interesse, entre em contato! Terei o maior prazer em poder ajudar. :)

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Psicoterapia terapeuticamente terapêutica


Muitos pensam que psicoterapia só serve para falar de coisas que nos deixam mal e mexer mais ainda nelas, além de descobrir outras que, de tão ruins, foram reprimidas da consciência. Na verdade, ela pode e deve te ajudar a ver a luz por trás de toda sombra. É assim que eu trabalho.

Tive um cliente que, após algumas sessões, comentou: “eu achava que não tinha personalidade, que era muito influenciável, mas estou vendo que tenho sim”. Meu papel foi mostrar para ele o que ele já era, neste ponto em questão, utilizando as histórias de situações comuns da vida dele que me contava. Quantos exemplos de qualidades, habilidades, superações e vitórias cada um de vocês tem na vida que não consegue enxergar ou não dá o devido valor?

Outro exemplo foi um cliente que acreditava ter um defeito: ser manipulador. O que era uma crença equivocada, pois na verdade era uma pessoa que sabia muito bem o que não queria, e que não aceitava se submeter ao que não lhe agradava, deixando claro aos outros o que não aceitaria. O quanto não foi tranqüilizante para ele ouvir que sua suposta manipulação era na verdade clareza e sinceridade, ao contrário de manuseio da situação com as reais intenções por debaixo dos panos?!

A psicoterapia pode ser um momento de alegria, descobertas prazerosas e comemoração. Porque até suas dores, seus traumas, são túneis escuros, mas com luzes no começo e no final. Não precisamos focar nas paredes do túnel, podemos simplesmente passar, mantendo o olhar na luz para onde estamos seguindo, pois assim a passagem muito mais fácil se fará. 

Da sua mente inconsciente, não buscaremos traumas para explicar o presente, mas traremos à tona a sua riqueza, que você pode lembrar que tem e utilizar. A psicoterapia serve para melhorar a sua qualidade de vida, aumentar o seu bem-estar, e isso já pode começar a funcionar dentro do consultório, pode acreditar. :)

Camila Sousa de Almeida

5 comentários:

  1. Tem gente, e não é pouca, que cria uma imagem ruim dos médicos, dentistas e psicólogos. Como se fôssemos fazer algum mal a eles, ao contrário, cuidados de sua saúde.

    E o que dizer do psiquiatra? A maioria diz 'Eu que não vou, não sou doido, psiquiatra é coisa de doido.' E o mesmo se diz, acredito ainda em menor escala, do psicólogo: 'Psicólogo é pra gente doida, desajustada'.

    Que grande bobagem,hoje em dia psiquiatras e psicólogos tratam também fobias, traumas pós acidente, um estressezinho do dia-a-dia, e quem foge disso? É louco por isso? Claro que não.

    Bobagem achar que psicoterapia só serve pra mexer em coisas que nos deixam mal. Nada a ver.

    ResponderExcluir
  2. Escrevi um texto exatamente sobre isso, Senna:

    http://ericksonianamente.blogspot.com/2010/06/coisa-de-doido.html

    ResponderExcluir
  3. Poxa eu fico muito feliz e ao mesmo orgulhoso por ter lembrado de mim.Abração

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails