Minha foto
Aracaju, Sergipe, Brazil
Sou uma terapeuta ericksoniana; trabalho com Psicoterapia Breve, utilizando, sob medida para cada pessoa, técnicas de Hipnose e Arteterapia. Sou também doula: acompanho gestantes durante o pré-natal, parto e pós-parto. Qualquer dúvida e interesse, entre em contato! Terei o maior prazer em poder ajudar. :)

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Escreva aqui o seu título


Todos nós temos a capacidade de criar instrumentos e, modéstia à parte, somos muito bons nisso! Pra mim, um dos mais úteis já inventados pela humanidade foi a escrita: facilita a transmissão e permanência de aprendizados, permite a comunicação à distância e, para alguns, pode servir até de companhia, deixando certos momentos menos solitários.

Que seriam de alguns indivíduos se não pudessem escrever? Não para os outros, mas para si mesmos. Tem coisas que só depois de colocadas no papel é que são realmente enxergadas pela própria pessoa que fala... que sente... que pensa... que faz... que falta... Na falta de alguém com quem se possa (ou se queira) conversar sobre coisas íntimas ou profundas, você sempre terá a si mesmo. E isso se torna visível para você na sua escrita. 

Quando escreve para si mesmo está se transformando num Eu Maior: você fala e escuta; você é mais do que você mesmo, pois se expande nesse ato que lhe desloca de um lado para outro – do papel e do mundo. Você se vê de fora, a partir de dentro, e descobre que pode não ter respostas, mas com certeza vai se entender. Porque quem escreve sabe o que quer dizer. Ou não sabe, mas, de qualquer forma, a chance de ser seu próprio leitor lhe dá uma compreensão diferente do que você pensou. 

E melhor ainda é saber que pode fazer isso até quem é analfabeto e não sabe escrever com letras; faz com esculturas, com pinturas, com desenhos, com todas as formas que a criatividade possa imaginar!

Criando sem expectativas de reações alheias, estará criando-se... e recriando aquilo que lhe impulsionou a escrever, seja com letras ou não. 

Dentro (e fora) do ser humano nada permanece quieto, tudo dá origem à outra criação. E assim vamos transformando uma coisa em outra... assim, o que poderia ser “sozinho”, se torna um caminho de autocompreensão... 

Camila Sousa de Almeida 

5 comentários:

  1. Chique demais. És uma pessoa de espírito refinado. Parbéns pela inspiração, amiga!

    ResponderExcluir
  2. realmente... escrevendo a gt consegue se centrar e se equilibrar mesmo em momentos tao angustiantes que mal podemos respirar adequadamente. escrevendo a gt encontra as palavras certas, os nomes certos p aquilo q sentimos e n sabemos o q é que sentimos e mais... encontramos as proximas frases que mts vezes achamos q n existem!

    mt bem! ;)

    ResponderExcluir
  3. Realmente escrever é colocar as emoções no papel, e tirar UM POUCO do sofrimento do peito. Meu título: Colocando palavras nas emoções.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails