Minha foto
Aracaju, Sergipe, Brazil
Sou uma terapeuta ericksoniana; trabalho com Psicoterapia Breve, utilizando, sob medida para cada pessoa, técnicas de Hipnose e Arteterapia. Sou também doula: acompanho gestantes durante o pré-natal, parto e pós-parto. Qualquer dúvida e interesse, entre em contato! Terei o maior prazer em poder ajudar. :)

sexta-feira, 23 de março de 2012

Ocupando-se para não se pré-ocupar


Determinados hábitos modernos desenvolveram-se a partir da valorização da velocidade; criou-se um ideal de “resoluções” rápidas: uma pílula, uma comida rápida (fast-food), um click no computador. Tudo isso, entre outros fatores, é claro, tem resultado numa espécie de epidemia de ansiedade. A paciência, nesse contexto, foi sendo transformada em desvantagem na corrida em busca de eficiência. Mas de nada adianta empurrar os ponteiros do relógio com os dedos; o tempo passará no tempo dele mesmo. Respeitar isso é conseqüência da compreensão de que as coisas não necessariamente acontecem como queremos. 

Até nós, psicólog@s, podemos às vezes ficar ansiosos para ver logo os resultados aparecerem nos nossos clientes. Neste caso, podemos observar um lado positivo na ansiedade: ela demonstra o quanto nos importamos com aquele ser humano e a superação do seu sofrimento (e a pessoa, o quanto ela deseja bem a si mesma). Mas como a boa qualidade não está ligada a alta velocidade, nesses momentos é preciso parar e respirar desaceleradamente... Trabalhando a própria ansiedade, o terapeuta está auxiliando o outro a também conseguir fazer isso. 

O tempo certo não é rápido e nem demorado, apesar de poder ser um ou outro, objetiva e subjetivamente... É o tempo da sabedoria, da consciência, e/ou da natureza fechar naturalmente um ciclo...

Desejamos o dia seguinte, mas temos que esperar o sol nascer. E certamente ele renascerá. O que fazer então, senão aproveitar o que se pode fazer antes disso, hoje?! O foco então pode ser o ato e não o tempo que leva para ele se desenrolar... Quando terminar de fazer o que está fazendo, olhe pra cima: o céu não estará igual. O tempo passou, tudo se movimentou, e você não reparou porque você também estava se movimentando... ;)

Camila Sousa de Almeida

5 comentários:

  1. Quando as pessoas me falam que só falta um ano pra me formar, e que passa rapidinho, me bate uma certa melancolia. Apesar de ser corrido e tudo mais, está muito bom este momento, e os amigos que estão me acompanhando nesse processo. Este momento vai passar, e outros maravilhosos virão. Mas não quero que passe rápido, pois quero desfrutar este momento. Não quero que o futuro chegue logo. Quero é viver a vida!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Edla! ^^

      Desfrute calmamente e prazerosamente, querido Marcelo... :)

      Excluir
  2. É a geração da cultura do tudo pronto!

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails