Minha foto
Aracaju, Sergipe, Brazil
Sou uma terapeuta ericksoniana; trabalho com Psicoterapia Breve, utilizando, sob medida para cada pessoa, técnicas de Hipnose e Arteterapia. Sou também doula: acompanho gestantes durante o pré-natal, parto e pós-parto. Qualquer dúvida e interesse, entre em contato! Terei o maior prazer em poder ajudar. :)

terça-feira, 19 de junho de 2012

A vida é terapêutica!





Quando pensamos em terapia geralmente imaginamos um profissional, um paciente/cliente(s) e um ambiente específico, como um consultório, onde o primeiro emprega no segundo técnicas aprendidas em cursos e formações da área em que atua. Sim, a terapia pode ser assim. Mas essa não é a forma mais freqüente de acontecer. 

Espontaneamente, todo mundo pratica terapia! Em si mesm@ e nos outros; às vezes atingindo, mesmo com gestos simples, profundamente... A diferença pode estar na inconsciência de quem faz/recebe, enquanto o terapeuta profissional sabe o que pretende e age intencionalmente na direção desses objetivos. 

O lazer, o prazer em se fazer algo que se gosta de fazer, é uma terapia popular e bem estabelecida. Assim como os sinceros beijos, abraços, sorrisos... Há quem se transforme ao dançar, cantar, tocar, ler, cozinhar, pedalar, escrever, caminhar, viajar, nadar, fotografar, malhar, bronzear, plantar, costurar, pintar, tricotar, conversar, limpar, ler, elogiar, organizar... A lista nunca vai acabar...

As atividades de todos os dias podem ser terapêuticas, em diferentes graus das atividades mais esporádicas que o são também. Uma pausa no trabalho para beber água ou tomar um café é uma prática terapêutica, não?! O próprio trabalho pode ser. Perceba a diferença que pequenas coisas fazem no seu estado, no seu ser. E você pode perceber isso quando não as pratica também... 

O objetivo essencial da terapia, como a compreendo, é saudavelmente proporcionar bem-estar, qualidade de vida. E isso, com certeza, você sempre pode fazer por você mesmo, em qualquer lugar! Mesmo que em algum momento ou situação específica você precise ir fazer terapia com alguém especializado, em algum lugar determinado para isso. 

Camila Sousa de Almeida

2 comentários:

Related Posts with Thumbnails