Li em uma revista da área psi que uma pesquisa que neurobiólogos realizaram permitiu observar uma peculiaridade no funcionamento cerebral, ao reter informações importantes: a memória é facilitada pela associação de elementos em categorias que simplificam as impressões visuais; como se puséssemos os dados que foram associados em gavetas, para ser mais fácil reencontrar.
A partir desse conhecimento, analise agora como as propagandas e a mídia em geral costuma nos influenciar massivamente, com as associações que criam artificialmente: mulher bonita e cerveja; margarina e família unida; corpo ilusoriamente perfeito e felicidade; saúde e rápidas "soluções" com remédio; roupa da moda e aceitação social; promiscuidade e diversão; etc etc etc. Somos constantemente bombardeados de associações que querem que a gente faça sem pensar. E, de fato, a repetição ajuda a acontecer instantaneamente, o que quer que seja.
Tudo isso vai influenciando sorrateiramente nossas escolhas e ações, porque os produtos vão sendo ligados à emoções agradáveis que todos gostariam de sentir. E grande parte do tempo não percebemos que estamos desejando os desejos diariamente plantados em nós, como se estivéssemos distraídos na chuva, sem sombrinha, sem capa, sem nada, e portanto a água vai nos molhando.
Os que estão no poder nos governando (neste sentido governam, sim), dizem se preocupar com a promiscuidade, com a violência, com as doenças físicas e mentais e com a "falta de educação" da população. Mas a educação, entendida como instrução para a adoção de comportamentos e atitudes correspondentes aos usos socialmente tidos como corretos e adequados, aplicada a objetivos capitalistas, não está em falta. E a educação, enquanto processo de aquisição de conhecimentos e aptidões, tem chegado a quase todos os indivíduos da população; a questão é qual o conhecimento que tem sido passado e que aptidões ela tem ajudado a desenvolver?! Consumismo, alienação, submissão, entre outros...
Porque, fora os discursos, eles estão ocupados em plantar e regar cada um desses problemas nos vasos que continuam a lhes fazer brotar dinheiro, e os mantêm no poder, submetendo-se a tudo por estarem perdidos e distantes do que podem ser... Afinal, antes das invenções humanas, a terra já produzia adubo naturalmente. E quando não impedida, uma planta cresce onde há condições favoráveis e tem, naturalmente, tudo que precisa.
Camila Sousa de Almeida
Nenhum comentário:
Postar um comentário