Minha foto
Aracaju, Sergipe, Brazil
Sou uma terapeuta ericksoniana; trabalho com Psicoterapia Breve, utilizando, sob medida para cada pessoa, técnicas de Hipnose e Arteterapia. Sou também doula: acompanho gestantes durante o pré-natal, parto e pós-parto. Qualquer dúvida e interesse, entre em contato! Terei o maior prazer em poder ajudar. :)

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Medo



65.700.000 de resultados no Google.

"Um resultado emocional resultante da consciência do perigo ou de ameaça, reais, hipotéticos ou imaginário" segundo o dicionário.

"A vida é maravilhosa se não se tem medo dela" 
Charles Chaplin.


Hoje eu estava assistindo ao Jornal do SBT, na programação noturna do canal. Apesar de ser o meu jornal favorito, por causa de umas grandes sacadas da Rachel Sheherazade, eu senti uma grande aflição depois do anúncio das manchetes principais. "TRAGÉDIA Nº 01" vírgula "TRAGÉDIA Nº 02" vírgula "TRAGÉDIA Nº 03" vírgula "TRAGÉDIA Nº 04".

Cara! O quê que é isso? Quando foi que a desgraça virou o foco? Agora, dentro de tanta coisa boa que acontece por todo este pequeno planeta, os jornalistas acham mais informativo transmitir um assalto surpreendente que uma câmera de segurança gravou por acaso?

Foi assistindo a esse jornal que eu entendi porquê o mundo nunca foi tão perigoso - ele nunca teve tantas televisões. Elas não transmitem somente novelas e desenhos animados, elas transmitem o MEDO. O medo de andar nas ruas cheias de bandidos, o medo de pegar doenças de pandemias inventadas, o medo ser você mesmo.

Charles Chaplin não poderia estar mais certo. E eu mais certo de que ele está certo. Há pouco, minha vida era baseada no "E se...?" Ah, como eu adorava um "se...", ao contrário do Djavan. Diziam ser por causa do meu signo, alegando que librianos são muito ponderados. Mas acho que eu era mesmo um otário. Por uma sequência de fatos que não cabem ser publicados aqui, tudo mudou neste ano.

O começo da mudança foi um promessa linda: não recusar nenhum convite (dependendo da origem, é claro). Alguns amigos se aproveitam dessa promessa e eu não deveria estar anunciando publicamente a existência dela, mas, desde junho/2012, ela vem me trazendo ótimas experiências. Elas expurgaram meus medos de uma forma incrível.

Assaltos agora encaro como uma renovação de pertences. Estar solteiro me garante conhecer pessoas incríveis. Estar sem dinheiro, uma ótima oportunidade de aprender modos alternativos de me divertir e uma forma de conter gastos impulsivos. Não consigo mais ver como essas coisas podem me incomodar novamente. Hoje a consciência do perigo soa muito mais imaginária do que real ou hipotética.

Num clássico filme de terror dos anos 90, A Hora do Pesadelo, quanto mais os mocinhos falavam do vilão Freddy Krueger, mais ele tinha força para aterrorizar os sonhos dos adolescentes. O medo funciona bem assim.






"O perigo existe, faz parte do jogo
Mas não fique triste, que viver é fogo
Veja se resiste, comece de novo
Comece de novo, comece de novo
Ao cruzar a rua você está arriscando
Pode estar na lua, pode estar amando
Passa um caminhão, cruza uma perua
O cara tá na dele, você tá na sua
Você tá na sua, você tá na sua
Mas atravesse a rua sem medo"
(Vinícius de Moraes / Toquinho) 

Iury Vincenzo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails