Minha foto
Aracaju, Sergipe, Brazil
Sou uma terapeuta ericksoniana; trabalho com Psicoterapia Breve, utilizando, sob medida para cada pessoa, técnicas de Hipnose e Arteterapia. Sou também doula: acompanho gestantes durante o pré-natal, parto e pós-parto. Qualquer dúvida e interesse, entre em contato! Terei o maior prazer em poder ajudar. :)

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Ser você! Eis a questão.



Há quem pense que a arte de atuar é sinônimo de fingimento: quem não conhece teatro. Porque assistir é pouco para se conhecer de fato algo (ou alguém); só vivenciando podemos dizer, no máximo, que estamos aprendendo. Até porque aprender é um ato que nunca acaba. Inclusive aprender “quem é” alguém, começando por você mesm@.

Em minha parca experiência iniciante tenho percebido o quanto interiorizar-se é essencial para expressar bem o que quer que seja: quanto mais profundo você busca em si tal emoção ou energia, mais fácil você é compreendid@. A capacidade de observar os outros para usar como referencial e a conexão com o público são importantes, mas se se sobressaírem do seu contato consigo mesm@, não funciona. Porque aprendi que em teatro não existe “certo” e “errado”, existe o que funciona ou não funciona, de acordo com um contexto, intenção e perspectiva. “Em teatro”.

Quando você aprende a acessar os materiais que você já tem dentro de si e utilizar qualquer um deles de acordo com a necessidade do momento, fica claro que pra atuar ninguém precisa fingir. Trata-se de ter o controle sobre si. De fazer escolhas, a partir das suas possibilidades, e colocá-las em prática. De aperfeiçoar os seus movimentos externos para que se tornem cada vez mais próximos dos internos – sejam eles emoções, sensações, pensamentos. É integrar-se, entregando-se completamente à proposta do momento. Você não interpreta um gato pensando nas contas a pagar. Você sente que É o gato e, por isso, se torna ele.

Pegando o jeito, à medida que vai ampliando suas possibilidades na prática, através dos exercícios, você vai descobrindo que esse poder de poder ser qualquer coisa lhe faz livre: você pode ser tudo! Aprender teatro, paradoxalmente ou não, é aprender a ser mais você.

Camila Sousa de Almeida

4 comentários:

  1. É se permitir sem julgamentos!Aprender e trazer essa experiência pra vida torna a gente ainda mais livre. :)

    ResponderExcluir
  2. imagino que ler isso concordando seja bem diferente de despertar para isso, legal pra quem faz teatro e eu inclusive tive uma ligeira percepção de como me exteriorizo, so de ler...

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails