Minha foto
Aracaju, Sergipe, Brazil
Sou uma terapeuta ericksoniana; trabalho com Psicoterapia Breve, utilizando, sob medida para cada pessoa, técnicas de Hipnose e Arteterapia. Sou também doula: acompanho gestantes durante o pré-natal, parto e pós-parto. Qualquer dúvida e interesse, entre em contato! Terei o maior prazer em poder ajudar. :)

domingo, 15 de julho de 2012

Soluçando



Nenhum peixe morde a isca se não estiver com fome; é preciso haver alguma necessidade para poder oferecer uma armadilha com aparência de solução para ela. Assim é na sociedade capitalista; criam em nós pseudo-necessidades para iludir-nos com uma suposta “satisfação” por meio de soluções consumistas. E como se criam pseudo-necessidades? 

Impedindo as pessoas de terem suas reais necessidades satisfeitas, aquelas que naturalmente produzem bem-estar e equilíbrio; fazendo-as acreditar que não têm dentro de si aqueles aspectos subjetivos que as fazem se sentir dignas, capazes e completas, portanto terão que procurar tudo do lado de fora; direta e indiretamente, convencendo-as de que a vida é uma guerra pela sobrevivência e um teatro de aparências, separando-as assim de seus semelhantes, acusando-os de serem diferentes... Diante de tudo isso, elas se sentirão sozinhas, em meio a pessimistas previsões e visões de vida... 

Um sistema como esse vai tirando da gente a espontaneidade da fome, do sono, da sexualidade, dos afetos, dos sonhos... Limitando, quando determina o que você deve querer e fazer para estar nos padrões e ser considerado bom, certo, bonito, bem-sucedido e apreciável. 

Todas essas idéias foram construídas, assim como nossos hábitos diários; criados e facilitados pela repetição. Mas antes da construção do que estamos habituados e da criação dos desejos padronizados, a hora de comer qualquer ser humano já sabe: quando sente fome; a hora de dormir e acordar o próprio corpo, em harmonia com a natureza, sinaliza; a sexualidade se manifesta espontaneamente e o sexo é naturalmente prazeroso; as pessoas amam-se umas às outras, apreciam as coisas e os lugares de um jeito que nem precisa de explicação... 

Às vezes o problema é a solução.

Camila Sousa de Almeida  

2 comentários:

Related Posts with Thumbnails