Minha foto
Aracaju, Sergipe, Brazil
Sou uma terapeuta ericksoniana; trabalho com Psicoterapia Breve, utilizando, sob medida para cada pessoa, técnicas de Hipnose e Arteterapia. Sou também doula: acompanho gestantes durante o pré-natal, parto e pós-parto. Qualquer dúvida e interesse, entre em contato! Terei o maior prazer em poder ajudar. :)

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Como nossos pais



Você pode pensar que não, mas tem mais dos seus pais dentro de você do que imagina. E os seus pais podem ser por outros chamados de seus avós, tios, irmãos – quem quer que tenha realmente exercido esse papel na sua vida, tendo lhe gerado biologicamente ou não.
Os pais são as primeiras pessoas na vida de uma pessoa e durante muito tempo as mais importantes – senão a vida toda. Os primeiros exemplos de como “ser gente” e se portar na sociedade a criança tem neles, aprendendo com o que vê, ouve e percebe.
Mesmo quem é rebelde e busca fazer o contrário, guarda lá dentro bem guardadinhas todas as lições (do que os pais querem ensinar e também do que eles não querem). Com criança não tem essa de “faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço”, eles não desenvolveram ainda o suficiente para lidar com um esquema tão complexo. Portanto, pai/mãe: quem você é, tem grande influência sobre quem seu filho vai ser, ou o que vai sofrer. Porque aquele que não for pelo caminho que ele aprendeu com você que deveria ir, pode seguir carregando um sentimento de culpa nas costas – consciente ou inconscientemente.
Seja a pessoa que você quer ensinar o seu filho a ser, pois essa é a única forma de fazer isso. Cuidar da sua saúde, assumir sua ignorância e seus erros, buscar melhorar em todos os aspectos de sua vida é fazer isso pelo seu filho também.
Uma vez estava no elevador com uma mulher e sua filha; a mãe a levava até o térreo, pois a menina "não podia" andar só de elevador. Conversando, achando que a menina tinha medo, descobri que na verdade era a mãe que tinha esse receio, e não permitia que a filha andasse sozinha.
Até que ponto queremos ser os mesmos e viver como os nossos pais?

Camila Sousa de Almeida

2 comentários:

  1. Os pais são sempre a primeira referência, são nossa micro-sociedade, treinamento para o dia em que iremos enfrentar o mundo. Legal o texto. =D

    ResponderExcluir
  2. É bom ver textos assim, as pessoas precisam de mais reflexão. Os pais mais brigam consigo mesmo do que educam filhos. Só que por mais que os pais sejam referência, uma pessoa só será igual se ela aceitar. Todos nós fazemos escolhas desde que nascemos, uma delas é aceitar ou não a educação que nos é dada.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails